Wednesday, December 27, 2006

Resoluções de Ano Novo

Estamos mais uma vez diante da oportunidade de revisar nossos objetivos. Antes disso porém, é bom darmos uma olhada no que planejamos para o ano que se encerra. Seguimos o nosso plano? Obtivemos sucesso em alguma áreas? Ficamos aquém do planejado em alguma área?

Bem, baseado naquilo que podemos fazer bem, que tal redigirmos novos objetivos? Listar os tópicos mais importantes é uma boa idéia.

Vamos fazer metas por áreas:

  • Profissionais
  • Educação
  • Financeiras
  • Pessoais

Partindo dessas áreas, podemos então subdividí-las para abranger todos os pontos que queremos melhorar. Por exemplo: As metas profissionais podemos dividir, listando um cargo almejado, ou uma mudança de área, de emprego, conseguir novos clientes, criar um site, etc... Educação pode abranger a conclusão de um curso, treinamentos, cursos complementares, etc... As financeiras podem incluir formar uma poupança, adquirir algo, até pequenos ítens pessoais ou para sua casa. As metas pessoais, podemos subdividir em hábitos que pretendemos cultivar, amizades, networking, leituras, viagens, lazer, etc...

Portanto, pegue sua agenda, reserve algum tempo sem interrupções e planeje. Esse será o tempo melhor empregado antes de iniciar essa nova jornada que teremos pela frente.

Friday, December 15, 2006

Oração

Tenho uma oração acima do teclado do meu micro. Orações funcionam. É como um mantra, que enquanto repetimos nos coloca em um estado de consciência mais elevado. Nesse estado, pensar em nossos desejos transmite ao Cósmico aquilo que queremos. Nesse momento, compartilhando nossos desejos, ficamos aliviados, pois sabemos que "altas esferas" além de nossa compreensão, estão tomando conta para torná-los realidade.

A oração que tenho é do livro Caminhos e Escolhas de Abilio Diniz, o dono do Pão de Açucar. Pensa que é só pobre que reza?

Diz o seguinte:

"Senhor, tu podes todas as coisas. Tu podes conceder-me a graça que tanto almejo. Cria Senhor as possibilidades para a realização de meu desejo. Em nome de Jesus. Amem"

Copie esta oração, coloque na carteira, decore e repita para você mesmo em todos os momentos.

Enquanto ora, lembre de seu desejo, a graça que quiser ver realizada e confie que Deus irá criar as possibilidades. Mas deixe Ele criar essas possibilidades, que nem sempre são o que nosso pequeno entendimento consegue ver.

Sunday, December 10, 2006

Leve soluções, não problemas!

Colocamos funcionários nas empresas para nos trazerem soluções, não problemas.

É claro também, que os problemas vão surgir, e vão surgir lá na linha de frente, onde estão os funcionários. E alguns desses problemas, para serem solucionados, precisam de uma autoridade maior para encaminhá-los corretamente, portanto terão que ser devidamente reportados.

Falo dos problemas que todos podem resolver, os problemas do dia a dia, e que são levados aos superiores, como para mostrar que está se fazendo alguma coisa.

Um exemplo: contratamos na semana passada um eletricista para fazer a instalação da rede elétrica na parte superior de nossa casa. Todas as vezes em que ia ver como estava indo o trabalho, ele me falava de suas dificuldades. "Não estou conseguindo passar um fio naquela tubulação". "Perdi muito tempo para descobrir como foi planejada essas ligações", etc... etc... ´Na metade da semana eu já estava evitando de encontrá-lo, pois sabia que lá vinham queixas sobre suas dificuldades, e que eu não podia resolver. Eram dificuldades inerentes ao seu trabalho.

Comparei inevitavelmente com outro eletricista que havia trabalhado conosco. Sempre sereno, mostrando segurança. Conversávamos sobre vários assuntos, e ele nunca se referia à suas dificuldades.

Podemos até reportar uma dificuldade depois de superada. Mas, antes disso, podemos contar a nossos superiores "boas notícias", perspectivas positivas de negócios com um cliente, antes de referir sobre aquela dificuldade.

Chefes não gostam de problemas. Isso eu aprendi em minha vida profissional. Chefes gostam de soluções, e fogem, como o diabo da cruz, daqueles que vem contínuamente lhes trazer más notícias.

Pessoas habilidosas, conhecem essas sutilezas da natureza humana. São agradáveis e são recebidas a qualquer hora, pois suas palavras são musicas para os ouvidos dos demais.

Estamos sempre aprendendo. Até hoje reviso minhas falhas quando dou uma "mancada" e digo coisas que não deveria dizer. Lidar com o ser humano é uma experiência de aprendizado constante e interminável. Temos que analisar e aprimorar a única pessoa que podemos modificar: nós mesmos.

Wednesday, December 06, 2006

O "Bom Olhado"

Aonde eu li não me lembro, mas que é um conceito interessante, isso é!

Existe uma coisa que o povo chama de "mau olhado", você já ouviu falar? Bem, o "mau olhado", segundo dizem, é fruto de pessoas invejosas, que gostariam de ter o que temos, ou de invejar nossa maneira de viver, etc... Normalmente, são pessoas que não fazem o esforço que você faz, não estudaram como você fez, não pagaram o preço que o sucesso exige. Falta-lhes vontade, esforço pessoal, energia para conseguirem aquilo que invejam nos outros.

Esse "mau olhado" acaba gerando uma energia, que pode nos afetar.

Para neutralizar essa energia negativa, é que existe o "bom olhado". Para que ele aconteça, é necessário investirmos também na sua geração. Como é isso?

Imagine você saindo de casa de manhã cumprimentando o porteiro de seu prédio, sorrindo para ele, perguntando por sua familia, ou se melhorou de alguma enfermidade que havia lhe contado, se resolveu um problema que você ficou sabendo? Essa pessoa, que fica ali para lhe servir, e que vê passar centenas de pessoas que "não estão nem aí" para ele, vai lembrar de você. Vai lhe desejar um bom dia de trabalho, e vai lhe dirigir um "bom olhado". Assim você pode fazer com o atendente no posto de gasolina, com o garçom que lhe serve, com a caixa do supermercado, o porteiro do hotel, a camareira, etc...

Pratique essa "arte" um dia inteiro, só para experimentar, e irá sentir nesse dia uma onda diferente a lhe acompanhar, portas se abrindo, um bem estar que vem não se sabe de onde. É o "bom olhado" agindo, podes crer.

Ilumine a vida das pessoas, principalmente dos humildes, que ninguém cumprimenta nem dá atenção, e elas lhe retribuirão com essa energia fabulosa chamada "Bom Olhado" quando pensarem em você.

Tenha um excelente dia e invista em gerar "bom olhado".

Sunday, December 03, 2006

Espírito de Natal

Estamos no mês de Dezembro, já se ouvem musicas de Natal e os Shoppings estão decorados para motivar as pessoas a entrarem no clima. No caso deles, o clima de compras de Natal.

O fato é que esta fase do ano nos transporta para um outro estado de espírito, que chamamos de Espírito de Natal.

Ficamos mais tolerantes, mais emotivos, com o coração mais mole. Como somos duros às vezes, não é mesmo? Achamos que as pessoas deveriam agir de outra forma, mas nós mesmos nos comportamos com muita intolerãncia.

Podemos adotar até um comportamento artificial nesta época do ano, diferente do que somos no resto do ano. Mas o fato é que com isto derramamos tolerância e solidariedade em volta de nós.

Na empresa que trabalhei havia uma determinação para não demitir nenhum funcionário no mês de Dezembro. Diziam que nenhuma familia merecia uma notícia dessas no mês de Natal. Este é um exemplo do efeito do Natal nas pessoas, que se torna regra de conduta numa grande corporação. Realmente, retirar de uma familia o seu sustento justamente no mês do Natal, é o oposto da esperança que o nascimento de Cristo representa.

Então, porque não empregar uma pessoa neste mês de Natal? Serve como sugestão para todos aqueles que tem o poder de fazê-lo, ou que um dia venham a ter.

Vamos então, todos nós, representar a esperança para os que nos cercam. Vamos ser tolerantes como Cristo é tolerante para nossas faltas, e até para a nossa falta de fé. Vamos espalhar boa vontade para com todos e celebrar com nossos amigos e familiares o milagre do Natal.

E vamos viver pelo menos este mês com Espírito de Natal!

Sunday, November 26, 2006

Não se queixe

Existem inúmeras razões para adotar esta forma de conduta, a de nunca queixar-se. Ela traz inúmeras vantagens.

Quem não se queixa, mostra disciplina, concentração, autoridade, força e poder.

Todos passamos por fases difíceis, problemas, contrariedades. O ser humano é cheio de falhas. Temos que compreender isso, minimizá-las, e valorizar as qualidades que quase todos possuem.

Ao queixar-se você pode abrir um flanco para maiores infortúnios. Quem é mal intencionado, ao ver você afligir-se com determinada situação, vai tocar nesse seu ponto fraco. Portanto, não dê pistas do que lhe faz infeliz, para não atrair o mal.

Se você se queixar do seu trabalho para alguém que estava interessado em empregá-lo, este irá pensar duas vezes antes de convidá-lo. Ninguém quer um queixoso por perto. Queremos sempre alguém que possa resolver nossos problemas, é não criá-los.

As palavras tem poder. Ao contar sua queixa você dá dimensão a ela. Quando retemos uma queixa ganhamos força. Uma vez li um exemplo do poder que ganhamos quando retemos uma manifestação. Falava de uma pessoa que ao abrir uma carta que trazia uma boa notícia, saiu correndo pela rua para contar a novidade. Este exemplo era uma amostra da energia gerada a partir de um fato qualquer. Se, ao invés de correr, a pessoa recebesse calmamente a notícia, aguardando uma ocasião mais oportuna para contá-la, ela acumularia essa energia, como em uma bateria.

Tanto uma boa notícia, como um dissabor, uma contrariedade, devemos aprender a receber de forma impassível. Dar um tempo para a reação, vai nos trazer força. Externamente vamos transmitir aos outros uma imagem melhor, de autocontrole, magnetismo pessoal e poder.

Nunca se queixe! Não aumente o valor de coisas sem importãncia! Mostre que você não se perturba com nada e irá inspirar respeito. Um grande líder é sereno, mesmo diante da tormenta.

Acreditar

No Livro "O Poder Infinito da Sua Mente", Lauro Trevisan* escreve:

"Quando você acredita no seu sonho, com absoluta certeza tornar-se-á realidade fisica.

A fé na concretização de uma meta é a força mais poderosa que existe.

Jesus já revelava, há dois mil anos, que a fé remove montanhas. E insistiu que nada é impossível. Se alguém pode desejar, pode realizar.

Fé - entenda bem - é crer firmemente na realização da sua palavra.

A fé funde a realidade mental na realidade fisica. Por isso, todo desejo acreditado, não pode deixar de acontecer.

* Lauro Trevisan é formado em Filosofia, com pós-graduação. Cursou Teologia, Jornalismo, Psicologia, Parapsicologia. Psicanálise Clinica, Espiritualidade, Controle da Mente, Domínio da Consciência e outros.

Wednesday, November 22, 2006

Tente um novo "approach"!



Neste post poderia colocar somente o título e deixar você pensar.

Serve para tanta coisa. Por exemplo:

  • Para um relacionamento
  • Um problema no trabalho
  • Um cliente difícil
  • Pedir uma coisa
  • Abordar o seu chefe
  • Lidar com seu irmão
  • Seus amigos
  • Pessoas que antipatiza
  • Uma mulher

Bem, tente um novo "approach". De verdade. Pare e pense. Pare tudo, se atire no sofá, e pense!

Sunday, November 19, 2006

Reflexões (4)

O filósofo Sêneca usou uma comparação convincente:

"Se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável."

Thursday, November 16, 2006

Mudança

Acho que já escrevi alguma coisa sobre o I-Ching, o Livro das Mutações. A minha identificação com esse livro é que considero mesmo que tudo está em permanente mutação, e para se viver feliz diante dessa realidade, devo ser favorável à mudança, e não refratário ao inevitável.

Tenho um amigo que diante de qualquer possibilidade de mudar uma coisa de lugar ele afirma: "Faz vinte e tantos anos que aprendi que é assim.......", ou então, "Querem mudar tudo!", "Estão sempre mudando tudo!" Acho graça dessa resistência, como se as coisas tivessem que permanecer de um jeito que não atrapalhe sua vida.

Penso que diante dessa realidade, o melhor que fazemos é ocasionar as mudanças, criar mudanças, ou então ficaremos à mercê dos outros e teremos que nos submeter às mudanças que acabarão vindo de qualquer jeito. E nossa resistência será atropelada pela vontade dos outros e por esta lei imutável (esta sim) da mudança. Nada irá permanecer para sempre como está. Nada! As únicas coisas que vão restar serão as lembranças, as experiências, os ensinamentos.

As imutáveis leis do Universo são as leis cíclicas da mutação. Quer dizer, a única lei imutável é: Tudo muda!

A mudança deve começar em nós. O Criador nos deu esta possibilidade de revisarmos nossas vidas, nossos objetivos, nossa forma de agir, nosso comportamento. Só não devemos mudar nossos valores positivos. Claro! Eles são a nossa ferramenta para agir. Só devemos mudar hábitos negativos e cultivar nossos valores e princípios.

Também não quer dizer que temos que mudar tudo a toda hora. Podemos derrubar o avião se fizermos mudanças bruscas. Não podemos ser uma "mosca tonta". Somos um Boeing sofisticado!

Há algo em nós que precisa ser melhorado? Estamos insatisfeitos com o modo de abordar um problema, um relacionamento? Quem sabe tentamos um "aproach" mais positivo? Menos exigente? Mais tolerante? Pensar em alternativas e na hora certa de mudar é estimulante.

Assim, passaremos a um nível acima do que estamos hoje. Uma autora chamada Chérie Carter-Scott escreveu: "Uma lição é repetida até que seja aprendida. Será apresentada a você em várias formas, até que você enfim entenda. Poderá então, passar para a próxima lição."

Estamos próximos de mais uma virada de ano. Está na hora de abrirmos uma nova agenda e planejarmos o próximo ano. Que rumo vamos dar à nossa vida? Que objetivos atingidos nos permitirão novos passos? Que passos serão esses?

Como num vôo temos que mudar de nível e voar mais alto para ver mais longe!

Monday, November 13, 2006

Arianos


Arianos são líderes natos, e vão liderar, mais cedo ou mais tarde.

Na recente eleição para o Congresso americano, foi eleita Nancy Pelosi, nascida a 26 de Março de 1940.

Ela será a Presidente do Congresso americano, já que era a líder da minoria Democrata, partido que agora passa a ter a maioria naquela Casa. Como líder do Congresso, portanto é a terceira na linha de sucessão presidencial em caso de impedimento do Presidente ou do Vice.

Os Democratas fizeram maioria na Câmara e no Senado, tendo reeleito pelo Estado de Nova York a Senadora Hillary Clinton, cujo marido Bill Clinton foi Presidente dos Estados Unidos de 1993 a 2001.

Com Nancy Pelosi à frente, os Democratas passam a ditar as regras no Congresso e vão dar trabalho ao Presidente Republicano George W. Bush neste final de mandato.

Sunday, November 12, 2006

Reflexões (3)

Work this week thinking about this points:

"I am somebody! I can do something! Iwill make it happen! I believe I will succeed!"

Think you will meet interesting people that will teach you, inspire you, recognize your skills an be friendly with you.

Have a nice week!

Thursday, November 09, 2006

Jamais Desista!


Sonny Liston foi um dos maiores lutadores de boxe de todos os tempos.

Quando Cassius Clay desafiou Liston, todos imaginaram que ele estava louco pois jamais poderia derrotá-lo. Os criticos diziam que Clay estava mais para bailarino do que para um lutador de boxe. Mas Clay tinha um propósito e não desistiria.

A luta foi marcada para Miami. Cassius Clay falou para seu treinador: Vou para Denver! O treinador perguntou porque pois a luta estava marcada para dali a 60 dias em Miami. Clay respondeu: "Vou começar a derrotar o Urso em Denver. Liston vive em Denver. Vou para lá! Quando ele acordar de manhã estarei lá! Quando tomar café estarei lá! Quando correr pelas avenidas estarei lá! Quando treinar nas academias estarei lá! Quando se divertir nos clubes estarei lá! Quando for dormir à noite estarei lá! Quando o Urso chegar a Miami já estará derrotado."

Bem, Cassius Clay venceu a luta e ganhou o cinturão de Campeão dos Peso-Pesados. Depois disso tornou-se num dos maiores lutadores de todos os tempos, o Muhammad Ali.

Ao final daquela luta Sonny Liston declarou: "Muhammad Ali não é um enganador ou fanfarrão. Ele sabe lutar."

A diferença é que Cassius Clay tinha um propósito e não desistiria até a realização de seu sonho. Para ele era vencer ou vencer.

Do Livro "Jamais Desista" de Silmar Coelho

Wednesday, November 08, 2006

Direção Defensiva (Continuação)

Apenas para acrescentar algumas coisas que lembrei:

1. Obedeça a sinalização, principalmente nas estradas.
As curvas normalmente são sinalizadas. Acredite na sinalização! Freie antes para diminuir a velocidade. Nunca entre numa curva na mesma velocidade que você está. E reduza a marcha para o carro ficar mais firme, aderir no piso e ter mais estabilidade.

2. Lembre-se dos passageiros.
É muito desconfortável andar num veículo dirigido por outra pessoa. Você não está no controle e não quer advertir o motorista. Quem tem que lembrar que está transportando pessoas é quem dirige. Então, procure tornar a viagem uma experiência confortável, sem brecadas inesperadas nem súbitas curvas. Vá diminuindo a velocidade devagar e faça as curvas suavemente, se possível tangenciando a mesma. Seu passageiro ficará mais feliz, e menos tenso.

Ainda não inventaram um carro sem freios e sem marchas. Bem, sem marchas até existe, mas não trocar as marchas num carro com marcha mecânica não o transforma num hidramático.

Monday, November 06, 2006

Reflexões (2)

"Você conhece alguém a quem deseja modificar, aconselhar e melhorar? Excelente! Isso é muito bom. Estou inteiramente a favor.

Mas, porque não começar por si mesmo?"

Dale Carnegie em " Como fazer amigos e influenciar pessoas"

Reflexões (1)

Reconhecer os méritos dos outros é a melhor forma de ter seus méritos também elogiados.

Se não reconhecemos os méritos do outro como esperar que ele reconheça os nossos?

Tuesday, October 31, 2006

O Acaso existe?

Esse é um tema muito controverso. Existem argumentos para defender ambos os lados da questão.

Os fatalistas dizem que tudo "está escrito", como diz a expressão árebe "maktub". Para eles o destino do homem já vem traçado e são "conformistas", isto é aceitam tudo como coisas do destino. Bem, no meio em que vivem, no deserto, calor infernal, areia prá todo o lado, se o cara não se conformar é um infeliz, não é mesmo?

Mas é bom pensar que as coisas, ou algumas coisas acontecem por acaso. Existe uma expressão inglesa que é "serendipity", que significa aqueles eventos ou encontros inesperados em nossas vidas, coisas do acaso. Carl Jung cunhou a expressão sincronicidade para definir a coincidência de eventos no espaço e no tempo.

Acreditar que muitas coisas de nossa vida são frutos do acaso parece que tira de nós um pouco a responsabilidade, o peso de arcar com todas as decisões, de criar as oportunidades. O acaso é algo que "acontece" independente de nossa vontade, e parece que há pessoas que levam sua vida de forma a deixar grande parte das coisas "nas mãos de Deus".

Por outro lado, acredito que todos nós podemos mudar nossa vida e alterar o curso dos acontecimentos. Saber que nosso destino está em nossas mãos, nos dá poder. E poder influir no dia de amanhã é algo que nos tira do comodismo, nos impulsiona para o sucesso.

Esta corrente de pensamento diz que o que vivemos hoje é fruto das decisões que tomamos no passado, e que o amanhã será resultado de nossas ações no dia de hoje. Sabemos que se ficarmos parados esperando os acontecimentos os outros estarão passando à nossa frente. Temos o poder de buscar conhecimentos, estudar, nos especializarmos naquilo em que somos competentes para nos tornarmos mais competitivos.

Podemos portanto, viver uma vida feliz, buscando nosso espaço, oportunidades e aprimoramento pessoal. Ao mesmo tempo, é reconfortante saber que além de todo o nosso esforço, existem acontecimentos que vão ocorrer independente de nossa vontade. Saber que a vida vai nos proporcionar encontros, amizades, e eventos além dos que buscamos, pode ser encarado como um plus que vai operar em nosso favor quando menos esperarmos.

Sunday, October 29, 2006

Entrevista besta comigo mesmo

Lembrança da infância
Meu pai chegando do quartel em casa e me colocando em cima do cavalo, Em Santiago/RS.
Maior ídolo da adolescência
Beatles
Férias inesquecíveis
Com meus filhos pequenos viajando
Domingo Perfeito
Churrasco com a família e com os amigos e uma sesta à tarde.
O que faz quando está triste?
Nunca estou triste. Sou um otimista.
O que desperta o lado consumista?
Uma livraria num Shopping
Palavra mais linda da Língua Portuguesa
Solidariedade
Filme que gostaria de ver de novo?
Um filme com Geraldine Chaplin chamado "Retratos da Vida", que se passa na França durante a Segunda Guerra Mundial.
Música mais linda
The long and winding road
Livro que releu
“Médico de Homens e de Almas” e “O Vôo da Águia”
Gosto inusitado?
Almoçar e jantar comendo bolacha salgada.
Hábito que não abre mão?
A leitura, comprar livros, cuidar da saúde.
Mau hábito que quer abandonar?
Beber, mas bebo tão pouco que vou levando
Elogio que não esquece?
Quando vem das pessoas que eu mais gosto
Quando a mentira vale a pena?
Nunca vale a pena mentir. Omitir pode em alguns casos.
Quando perde a elegância?
Com gente teimosa, refratária.
Piores defeitos do ser humano?
Falar demais. Ser indiscreto. A cobiça e a teimosia.
Profissão que gostaria?
Escritor
Planos
Acompanhar o sucesso dos filhos
Eu sou...
Um cara com múltiplos interesses
Eu gostaria de...
Ter dado uma entrevista de verdade

Sunday, October 22, 2006

Dicas de Direção Defensiva

Depois de rodar pelo Brasil inteiro por muitos anos sem nenhum acidente, acho que tenho autoridade para passar algumas dicas sobre como dirigir com segurança.

Em primeiro lugar, seu veículo deve estar em bom estado: pneus, freios, faróis, setas, amortecedores, etc...

Em segundo lugar, você deve estar em "bom estado": sóbrio, com o sono em dia, concentrado no que você está fazendo. Dirigir exige concentração total, às vezes por longos períodos. Portanto, nada de distrações. Enquanto você apanha um objeto ao seu lado, ou no porta luvas, na velocidade de estrada você pode atravessar a pista em poucos segundos.

Tenho umas regras que aprendi com o tempo. São muito poucas, mas funcionam:

1. Sinalize tudo o que vai fazer, e faça tudo o que sinalizar.
Se tivesse que passar uma só regra, eu diria apenas esta. É comum os motoristas não sinalizarem o que vão fazer, e isso é básico. Outros, sinalizam uma coisa e fazem outra. Se você deu o sinal para entrar à direita, por exemplo, entre à direita. Se não fizer vai atrapalhar quem viu o sinal e tomou uma decisão baseada nesse seu sinal. Essa regra vai evitar muitos problemas no trânsito.
Um Policial Rodoviário Federal me disse uma vez que já havia visto muitos veículos que bateram de frente no acostamento. Porque? Ocorre de você estar indo na estrada e ver um veículo ultrapassando outro e vindo em sua direção. Na última hora, os dois vão para o acostamento e batem de frente. O que deve ser feito? Ao ver um carro vindo em sua direção ultrapassando, sinalize que vai para o acostamento e vá logo. Ele vai saber que você está dando espaço para ele ultrapassar. Nas estradas brasileiras de pista única isso é muito comum.

2. Facilite a ultrapassagem.
Se alguém vem numa velocidade superior à sua, não tente segurá-lo. Deixe passar. É uma medida simples, que não custa nada e evita muitos acidentes. Poderia dizer também: não atrapalhe!

3. Obedeça à sinalização, principalmente a faixa amarela.
Bem, devemos obedecer todas as sinalizações, velocidade máxima, faixas, etc... Não pode, não pode! Espere um lugar permitido para ultrapassar, uma reta, de preferência com bastante espaço. Direção defensiva! E mantenha distância. Às vezes o trânsito para de repente.

4. Cuidado com cruzamentos, motos e carros velhos em mau estado.
Quando leio sobre um acidente nos jornais, uma dessas três situações estão sempre presentes. Normalmente os acidentes são em cruzamentos, envolvem motos e carros velhos, infelizmente. Temos que avaliar rápidamente essas condições e tomar cuidado. Um carro velho pode não ter freios, seus pneus podem estar gastos, seu dono cansado e cheio de problemas. Até isso temos que pensar.

Afinal, para dirigir bem, nossas condições psicológicas devem estar ótimas, certo?

Friday, October 20, 2006

Concentração Mental

Uma das maiores dificuldades das pessoas é a falta de concentração no que estão fazendo.

Nas empresas, a falta de concentração leva a muitos acidentes, principalmente entre aqueles trabalhadores que operam máquinas, o que exige uma constante concentração.

Mas não é só entre esse tipo de profissional que a falta de concentração é prejudicial. Nos afazeres intelectuais, como a leitura, a redação, a elaboração de cálculos, planilhas, fórmulas matemáticas ou lógicas, exigem um grau elevadíssimo de concentração, para evitar erros ou perda do raciocínio.

Concentrar-se é focar o pensamento numa determinada ação, excluindo-se todas as demais distrações. Um trabalho intelectual difícil requer concentração. Se pensarmos em outra coisa, uma parte de nossa força é dividida.

Para realizarmos algo bem feito temos que concentrar nossa inteligência, com calma e perseverança. Não devemos fazer duas coisas ao mesmo tempo. A mente humana só consegue concentrar-se em uma coisa de cada vez. Ao vermos uma pessoa lendo enquanto caminha, podemos estar certos de que sua mente está alternando a atenção entre essas duas atividades. A alternância é tão rápida que dá a impressão de que faz as duas coisas ao mesmo tempo, o que não é verdade. Só conseguimos focar nossa atenção em uma coisa de cada vez.

Treinar nossa concentração para tê-la desenvolvida em alto grau, é um exercício que nos trará grande produtividade. Os grandes criadores e pensadores originais, compositores famosos, escritores, cientistas, etc..., só realizaram suas obras dedicando muitas horas de concentração em alto grau ao que faziam.

Mesmo um esporte requer esta capacidade. Imagine um piloto de Formula 1 andando a 300 km/h em uma pista com curvas rápidas, subidas e descidas. Ele tem uma fração de segundo para decidir que direção tomar. Precisa de um grande poder de concentração.

Se você quiser aumentar sua produtividade no trabalho ou no estudo, tem que pensar nessa característica da mente, e desenvolver, como os atletas de alta performance, uma concentração focada como um raio laser, que é a concentração mais intensa da luz.

Estabeleça esta meta para vencer!

Tuesday, October 10, 2006

Lidar com pessoas.

"Superar o que é dificil aumenta as potencialidades e facilita futuras vitórias, ao passo que a fuga às dificuldades diminui a força e prepara derrotas futuras." Huberto Rohden

Não podemos fugir das nossas responsabilidades. Nem dos problemas. Freud também tinha uma frase que dizia: "Não adianta fugir do nosso destino, nem correr atrás dele". Quando enfrentamos as dificuldades, aprendemos a lidar com elas, passamos para um outro nível. Caso contrário, continuamos a repetir a mesma lição, como o aluno aquele que não estuda e precisa repetir o ano.

É preciso aprender a abordar os problemas. E a maioria dos problemas se relacionam com pessoas. Precisamos então conhecer as pessoas, e prever suas reações. Existem pessoas com uma alta capacidade de compreensão. Ouvem uma crítica sem reações. Outras são refratárias à crítica, tomam-na como uma ofensa pessoal. Com estas temos que ser cautelosos.

Não se trata de sermos falsos ou hipócritas. É uma questão de sabedoria, de saber viver.

Para isso não devemos nos impressionar muito com as pessoas. Todas tem falhas. Desenvolver a capacidade de entendê-las vai nos dar uma vantagem pessoal muito valiosa. Para conhecer uma pessoa, temos que observá-la em diferentes situações. Só em encontros festivos não se conhece ninguém. Temos que ver a pessoa resolvendo problemas, ver como fala das demais pessoas, se respeita ou bajula quem lhe é superior, se é generosa com os pequenos, etc... Leva um pouco de tempo.

Antes de conhecer completamente uma pessoa, temos que tratá-la com reservas e cautela.

Isso não quer dizer que tenhamos que desconfiar da pessoa. Vamos olhá-la com generosidade, mas não com ingenuidade. Abrir os ouvidos, escutar e observar mais, até termos certeza de onde estamos pisando. Falar pouco, ouvir muito.

Como diz Gracián, "são poucos os amigos, aqueles que merecem a nossa afeição".

Sunday, October 01, 2006

Dedicação!

Existem palavras com forte significado para nossas vidas. Dedicação é uma delas.

Os grandes vencedores, antes de tudo, foram extremamente dedicados àquilo que faziam.

Se lembrarmos de um Ayrton Senna, nosso grande e saudoso campeão tinha uma dedicação extrema ao seu trabalho de piloto. Treinava muito. Dedicava-se a andar a pé nas pistas que ia correr, para conhecer cada curva, cada detalhe do asfalto, onde poderia tirar o máximo de seu carro.

Pelé, o homem dos 1000 gols, também é outro que treinava bastante, se dedicava a chutar em gol muitas e muitas vezes, para aperfeiçoar sua precisão.

Há alguns anos atráz, dizem que quando nossa Seleção de basquete treinava, ao acabar o treino apenas duas jogadoras continuavam na quadra treinando arremessos. A dedicação dessas duas jogadoras fez com que se tornassem as maiores jogadoras de nossa história: Hortênsia e Paula, a Magic Paula, como era chamada.

Estudando a vida dos grandes empresários, a dedicação é uma qualidade que encontramos em todos eles. Bill Gates, Steve Jobs, Spielberg, Onassis, Walt Disney, Soichiro Honda. Todos eram detalhistas, estudavam o seu negócio a fundo, conheciam todos os detalhes da sua atividade.

Dedicação é muito mais do que persistência. Dedicação é devoção ao que você faz. É fazer com amor, com espírito cristão, de que aquilo que você faz é a sua parte, sua contribuição à humanidade. E com essa visão de seu trabalho você consegue dar importância a cada pequeno detalhe do seu dia a dia.

Dedique-se devotadamente ao seu trabalho. Estude todos os dados disponíveis. Saiba decor os números, percentuais, volumes de negócios, etc... Conheça os produtos a fundo. Dedique-se a conhecer todas as variáveis. Seja um expert no seu ramo de negócio. Procure atingir resultados cada vez melhores e maiores. Obtenha resultados!

É da sua dedicação no dia de hoje que dependerá o seu futuro em qualquer outro negócio. Tenha certeza disso!

Thursday, September 28, 2006

Programação Neuro-Linguística

Anthony Robbins, um dos papas da Neurolinguística, escreveu que existem 7 características fundamentais do caráter, que levam ao sucesso.

1. Paixão. - Paixão dá à vida poder, interêsse e significado. Não há superioridade sem uma grande paixão, quer seja a aspiração de um atleta, um artista, um pai, ou um executivo.

2. Crença. - Nossas crenças sobre o que somos e o que podemos ser determinam precisamente o que seremos. Se acreditamos em magia, viveremos uma vida mágica.

3. Estratégia. - Estratégia é um meio de organizar recursos. Quando Steven Spielberg decidiu tornar-se um cineasta, planejou um caminho que o levaria ao mundo que queria conquistar. Calculou o que queria aprender, quem precisava conhecer e o que precisava fazer.

4. Clareza de Valores. - Quando olhamos para os grandes sucessos, eles quase sempres são pessoas com um senso fundamental, claro, sobre o que é importante mesmo! Quanto mais acreditamos que podemos realizar alguma coisa, mais estamos querendo investir em sua realização.

5. Energia. - Energia, vitalidade, dinamismo. O grande sucesso é inseparável da energia física, intelectual e espiritual que nos permite obter quase tudo o que queremos. Conseguimos isto estabelecendo um equilíbrio entre uma boa alimentação, exercícios, e descanso.

6. Poder de união. - Quase todas as pessoas de sucesso tem em comum uma extraordinária capacidade de unir-se com outras, de ligar-se e desenvolver uma relação harmoniosa com pessoas de diferentes procedências e crenças.

7. Domínio da comunicação. - Domínio da comunicação é o que faz um grande pai, um grande artista, um grande político, um grande vendedor, um grande executivo. O fato de estar aqui relacionada na sétima posição não significa que é a menos importante. Pelo contrário!

Só pessoas que nutrem em seu espírito uma grande determinação de estudar como grandes homens venceram, e tentam modelar suas qualidades, é que estarão preparadas para realizar grandes coisas. Pois isto torna o seu espírito inabalável diante das adversidades.

Quem não se prepara para vencer, desiste ao se defrontar com pequenos revezes.

Monday, September 25, 2006

Religiões

Respeito todas as religiões. Elas tem um único fim: a evolução do ser humano.

Fomos ensinados a batizar nossos filhos para que eles tivessem uma religião. Seguimos a lição e repetimos a tradição.

Mas não concordo com essa prática. Acho que todas as pessoas devem buscar uma religião que lhes responda suas questões sobre a vida, nossa missão aqui na Terra, etc... Mas isso tem que ocorrer depois que tiverem discernimento para escolher. E assim como tudo, religião deve ser uma experiência pessoal. Você deve conhecer, informar-se, frequentar, ler e ver se suas dúvidas são respondidas. E você pode fazer algumas tentativas, até que encontrará uma que lhe responderá aquilo que você precisa.

Existem muitas escolas de misticismo como a Rosacruz, a Maçonaria, etc... E religiões como a Católica, a Espírita, o Budismo, a Seicho-No-Iê, etc... etc...

Tenho uma predileção especial por tudo o que vem do Oriente, das antigas civilizações. Da China e do Japão vieram muitos ensinamentos.

Gosto da religião hebraica (ou judaica), que se baseia no Torá (ou Torah), tambem chamado Pentateuco. São os 5 primeiros livros da Biblia. Também existem muitos escritos judaicos, como a Cabala, com seus segredos e interpretações dos rabinos.

É preciso cuidar para a nova onda de cultos sem nenhum fundamento e com a única preocupação de levantar fundos para meia dúzia de espertalhões, usando as carências e necessidades das pessoas.

Não sei quem falou, mas gostei duma frase que diz: "Não confio em nenhuma religião mais nova do que meu Whisky". É uma boa dica para começar!

Thursday, September 21, 2006

Faça um grande dia!

Nós temos o grande poder de construir nosso dia, com nossa vontade.

Se quisermos ter um dia ruim, é muito fácil!

Se quisermos ter um dia mais ou menos, também é!

Mas se quisermos ter um dia excelente, é facílimo! A mais fácil das três possibilidades!

Basta acordarmos agradecidos ao Criador, que nos deu mais esta oportunidade de servir, de ser útil, de poder ver um novo dia, o nascer do sol.

É só sairmos dispostos de nossa casa, com amor no coração, loucos para encontrar a primeira pessoa de nosso convívio, para abraçar, beijar ou dar um forte aperto de mão.

É só dizer a si mesmo: Hoje vai ser o dia mais importante de minha vida, pois sou grato a tudo.

Sou grato por estar vivo, por ter um emprego, pessoas para encontrar e que ficarão felizes com a minha presença, pois vou de boa vontade ao encontro delas.

Hoje vou fazer um grande dia! Vai ser um acontecimento!

E quando eu chegar em casa à noite para repousar, agradecerei novamente ao Criador, pois fiz a minha parte.

E dormirei o sono dos justos!

Sunday, September 17, 2006

Oráculo Manual e Arte da Prudência

Este é o título de um dos livros mais lindos que já li. E um dos meus preferidos.

Tem uma história de como foi o meu "primeiro encontro" com este livro. Parece que às vezes os livros encontram a gente, e não o contrário.

Estava no aeroporto de São Paulo, aguardando um vôo para Fortaleza. Numa livraria do aeroporto eu olhava a estantes recheada de livros. Na dúvida, pedi a Deus: me indica um livro que me seja útil para este momento de minha vida. Logo um deles me chamou a atenção. No meio da estante só vi que era de capa branca e o título me chamou a atenção. Oráculo é uma palavra que me indicou que era aquilo que eu procurava.

Naquela época esse livro era completamente desconhecido do público brasileiro, e acho que ainda é. Há uns poucos anos surgiu uma versão que acredito até deve ter vendido um pouco mais. A que eu comprei, acho que não se encontra mais.

Gracián é meio hermético. O livro tem 300 preceitos sobre a vida, o convívio social, a política, o relacionamento humano. Felizmente na versão que comprei, existe um comentário ao final de cada preceito, feito pelo tradutor. Isso ajuda a compreender o texto.

Gracián foi um jesuíta espanhol que viveu de 1601 a 1658. Foi padre, professor e pregador.

Ele dá grandes conselhos, como este por exemplo: "Evitar vitórias sobre o chefe. Toda vitória provoca ódio, mas sobrepujar o próprio chefe ou é tolo ou fatal."

Mais um: "Imperturbabilidade. Não há maior domínio do que aquele sobre si mesmo e sobre seus impulsos."

Alguns títulos de preceitos são auto-explicativos. Veja:

- Relacionar-se com pessoas de quem se possa aprender.
- Ser pessoa bem informada.
- Refletir.
- Controlar suas antipatias.
- Não se envolver em complicações.
- Nunca queixar-se.
- Falar bem dos outros.

São tantos. São 300, cada um mais importatne que o outro. Vejam como Deus foi bom de me indicar esse precioso livro que esteve ali, não sei por quanto tempo até achar o seu dono. Aí, quando ele me viu, ele me chamou. E estamos juntos até hoje. Outro dia passo mais umas doses da sabedoria de um pensador que nasceu há mais de 400 anos. O grande Gracián!

Cross Training

Nosso cérebro necessita de constantes estímulos para operar no seu melhor desempenho.

Cross Training é um conceito que diz que devemos interessar-nos por múltiplos assuntos, de formas a exercitar todas as possibilidades do cérebro.

Fazer palavras cruzadas, sudoku, que é um quebra cabeças da moda no mundo inteiro, aprender um novo idioma, ou exercitá-lo através da leitura ou conversação, tocar um instrumento musical, jogar xadrez, praticar ioga, ou qualquer outro esporte individual ou coletivo, tudo vale.

Aquela história de que só utilizamos 10 % do cérebro é uma falácia. No mundo de hoje, com os múltiplos estímulos que recebemos da mídia, em um dia, estamos expostos a informações que uma pessoa na idade média levaria uma vida inteira para experimentar.

Nosso cérebro se expande à medida que o utilizamos. Portanto, use e abuse dele. É uma máquina sofisticada preparada para lidar com muitas variáveis e dar respostas satisfatórias.

Use intensamente suas faculdades mentais, mas dê também ao cérebro uma boa noite de sono, para que ele possa atualizar seus múltiplos arquivos, fazer os backups necessários para que através do "cross training" diário ele continue a lhe fornecer um serviço de processamento de primeira qualidade.

Saturday, September 09, 2006

Como manter os peixes frescos e sua cuca ágil?

(texto de um MBA que sabe das coisas)

Os japoneses sempre adoraram peixe fresco. Porém, as águas perto do Japão não produzem muitos peixes há décadas. Assim, para alimentar a sua população, os japoneses aumentaram o tamanho dos navios pesqueiros e começaram a pescar mais longe do que nunca. Quanto mais longe os pescadores iam, mais tempo levava para o peixe chegar. Se a viagem de volta levasse mais do que alguns dias, o peixe já não era mais fresco. E os japoneses não gostaram do gosto destes peixes. Para resolver este problema, as empresas de pesca instalara congeladores,em seus barcos.Eles pescavam e congelavam os peixes em alto-mar. Os congeladores permitiram que os pesqueiros fossem mais longe e ficassem em alto mar por muito mais tempo. Os japoneses conseguiram notar a diferença entre peixe fresco e peixe congelado. E claro, eles não gostaram do peixe congelado. Entretanto, o peixe congelado tornou os preços mais baixos. Então as empresas de pesca instalaram tanques de peixe nos navios pesqueiros. Eles podiam pescar e enfiar esses peixes nos tanques, "como sardinhas". Depois de certo tempo, pela falta de espaço, eles paravam de se debater e não se moviam mais. Eles chegavam vivos, porém cansados e abatidos. Infelizmente os japoneses ainda podiam notar a diferença do gosto. Por não se mexerem por dias, os peixes perdiam o gosto de frescor. Os consumidores japoneses preferiam o gosto de peixe fresco e não, o gosto de peixe apático.

Como os japoneses resolveram este problema? Como eles, conseguiram trazer ao Japão peixes com gosto de puro frescor? Se você estivesse dando consultoria para a empresa de pesca, o que você recomendaria? Antes da resposta, leia o que vem abaixo.

Quando as pessoas atingem seus objetivos. Quando encontram uma namorada maravilhosa. Quando começam com sucesso numa empresa nova. Quando pagam todas as suas dívidas ou o que quer que seja, elas podem perder as suas paixões. Elas podem começar a pensar que não precisam mais trabalhar tanto, então relaxam.

Elas passam pelo mesmo problema que os ganhadores de loteria, que gastam todo seu dinheiro. O mesmo problema de herdeiros que nunca crescem e de donas-de-casa entediadas, que ficam dependentes de remédios de tarja preta.
Para esses problemas, inclusive no caso dos peixes dos japoneses, a solução é bem simples.

L. Ron Hubbard observou, no começo dos anos 50:
"O homem progride, estranhamente, somente perante a um ambiente desafiador"

Quanto mais inteligente, persistente e competitivo você é, mais você gosta de um bom problema. Se seus desafios estão de um tamanho correto e você consegue, passo a passo, conquistar esses desafios você fica muito feliz. Você pensa em seus desafios e se sente com mais energia. Você fica excitado e com vontade de tentar novas soluções. Você se diverte. Você fica vivo!

Para conservar o gosto de peixe fresco, as empresas de pesca japonesas ainda colocam os peixes dentro de tanques, nos seus barcos. Mas eles também adicionam um pequeno tubarão em cada tanque. O tubarão come alguns peixes, mas a maioria dos peixes chega "muito vivos", e frescos ao desembarque. Tudo porque os peixes são desafiados, lá nos tanques.

Portanto como norma de vida, ao invés de evitar desafios, pule dentro deles. Massacre-os. Curta o jogo. Se seus desafios são muito grandes e numerosos, não desista. Se reorganize! Busque mais determinação, mais conhecimento e mais ajuda.

Se você alcançou seus objetivos, coloque objetivos maiores. Uma vez que suas necessidades pessoais ou familiares forem atingidas, vá de encontro aos objetivos do seu grupo, sociedade e, até mesmo, da humanidade. Crie seu sucesso pessoal e não se acomode nele. Você tem recursos, habilidades e destrezas para fazer a diferença.

"Ponha um tubarão no seu tanque e veja quão longe você realmente pode chegar".

Friday, September 08, 2006

A maravilha da mente humana.

Aos poucos a ciência vem comprovando as possibilidades da mente humana, fatos que já eram conhecidos pelos antigos sábios. Sociedades Secretas como os Rosacruzes já conheciam as propriedades da mente.

Um dia desses li num jornal que cientistas já admitem que as pessoas podem captar pensamentos de outras.

Há muito já se sabia que os pensamentos emitem "vibrações", que podem ser captadas pelas outras pessoas. É conhecida a sensibilidade das mães em relação aos seus filhos. Quando pensam neles, chega uma carta, um telefonema, uma notícia.

Estamos chegando numa nova era e devemos nos antecipar a ela. Uma nova era onde teremos como coisa normal os contatos mentais entre as pessoas. Pois eles sempre ocorreram.

Imagine uma criança nascida hoje. Pense na quantidade de conhecimento acumulado pela raça humana. Se esta criança tivesse que aprender tudo isso, sua vida seria insuficiente para o aprendizado. Mas hoje, observamos as crianças, qualquer criança, e ficamos impressionados com a inteligência delas. Crianças de três anos nos dão respostas inteligentes, fazem afirmações que nos deixam impressionados. De onde vem esta "inteligência"?

Todo o conhecimento humano está contido no Cósmico, como dizem os Rozacruzes. Podemos imaginar o Cósmico como um repositório de tudo o que já aconteceu, um imenso conjunto de conhecimentos, à disposição de todos nós. Uma Internet mental.

Nossas mentes hoje, são bombardeadas com informações durante cada segundo do dia. Como lidarmos conscientemente com tudo isso? Não é preciso. Inconscientemente, enquanto fazemos nossas tarefas no cotidiano, nossa mente cataloga tudo no seu devido lugar, em seus "arquivos" para uso posterior. Captando de várias fontes, ela nunca pára. Durante o sono, como os grandes computadores de uma corporação, ela faz backup de tudo, atualizando os dados que uma hora poderão ser acessados.

Bem, isto é só um input para você pensar. Deixe sua mente tomar conta disso tudo. apenas saiba que estamos em uma Nova Era. A era do fantástico, das possibilidades infinitas, do homem quântico. Somos a maior maravilha da natureza! Filhos de Deus, feitos à sua imagem e semelhança.

Projeto de Vida

"Cada indivíduo vive dentro dos limites que cria para si mesmo." Lenilson N. Silva

Para fazer uma viagem temos que preparar um roteiro. Desde um roteiro de trabalho até uma viagem de férias. Planejamos o hotel onde vamos nos hospedar, os restaurantes que queremos conhecer, os pontos turísticos, as atividades para cada dia, etc...

Infelizmente, a maioria das pessoas nunca planeja sua vida, não faz planos, nada. E eu falo sobre planos por escrito. Simplesmente dizer uma coisa num dia e outra coisa noutro dia não configura plano nenhum.

Uma empresa planeja com detalhes seus projetos, seus investimentos, alocação de recursos, etapas para um crescimento consistente, etc... Temos que fazer a mesma coisa.

Temos que adquirir este hábito e, para isso, devemos ter um caderno especificamente para esse assunto. É o caderno dos projetos. Vale a pena você listar seus desejos, sonhos, projetos e até sua filosofia de vida. Porque não?

Aos poucos você vai se organizando, buscando formas melhores de redigir seu projeto de vida, vai refinando por assunto, descobrindo em livros, contatos ou palestras, como planejar melhor cada ítem:

- Aprimoramento Pessoal - O que quero melhorar em minha personalidade? Quero encontrar alguém? Formar uma familia? Ter filhos? E quanto aos amigos? E as demais pessoas? Como quero ser visto? Livros que quero ler. Filmes que quero assistir. E na área da Educação, como vou me diferenciar dos demais? Qual o próximo passo?

- Aprimoramento Profissional - Que metas quero alcançar em minha empresa, profissão, especialidade? Penso alto ou apenas cumpro o horário para receber o salário mensal? Participo de projetos? Sou um gerador de idéias? Penso no acionista da empresa?

- Aprimoramento Financeiro - Qual meu projeto em relação a investimentos? Quero me aposentar com que idade? Como me preparar para isso? O que quero aprender nessa área? Como investir? Como aplicar na Bolsa de Valores? Cursos necessários.

- Aquisições - O que penso em adquirir? Quero deixar de pagar aluguel? Quero construir? Neste ítem você pode colocar desde pequenas compras para casa ou para si, até grandes sonhos.

Essas e outras questões devem se tornar tópicos/cabeçalhos de páginas em seu caderno. Ali você poderá "viajar", de vez em quando, ajustando, melhorando. Deve planejar para 5 anos, 10 anos, 20 anos ou mais. O tempo passa depressa!

E não seja modesto ao listar seus sonhos

Considere esse caderno como a coisa mais preciosa da sua vida. Transcreva na primeira página a frase acima. Não há limites para os sonhos. Crie um padrão acima da média!

E mantenha em segrêdo seus planos. Afinal, você tem seu "motivador" pessoal. Seus sonhos mais íntimos, mais ousados, mais mirabolantes. Porque não? Se for para pensar pequeno não precisa nada disso.

Volte ao Projeto de vez em quando e verá que aos poucos ele irá se tornando realidade, pois quando você sonhou ele já se tornou uma realidade em outro plano mental.

Agora, ação! Começe hoje! Uma atitude muda uma vida!

Friday, September 01, 2006

Dicas para entrevista profissional

1. Apresentação profissional
Cabelo cortado, barba feita, traje discreto.

2. Ser pontual.
Programar-se para chegar um pouco antes da entrevista.

4. Levar uma cópia do seu Curriculum Vitae.

3. Não falar mal dos antigos empregadores.
Referir-se às experiências positivas, atividades desempenhadas, responsabilidades e resultados.

4. Mudanças de emprego
Nunca dizer que saiu porque estava descontente. Dizer que saiu para "buscar novos desafios" na sua área de interêsse ou porque "vai ser responsável por uma região" que corresponde a x % do mercado de sua nova empresa. Desafios e responsabilidades são motivos bem aceitos por quem quer alguém dinâmico e empreendedor.

5. Disponibilidade de mudança.
É uma característica muito importante. Se você gosta de mudar e já mudou bastante, tem seu próprio Curriculum para avalizar sua afirmação. É melhor do que dizer "vou para qualquer lugar." Entrevistadores experientes percebem a falta de sinceridade.

6. Atitude
Sua atitude deve ser positiva com naturalidade. Nada de posturas ensaiadas. Vale mentalizar um final bem sucedido da entrevista, deixando o local com um sorriso de satisfação com o resultado. A confiança se fortalece na certeza de que temos um bom curriculum, experiência, bagagem cultural, viagens de estudos "abroad", etc... Esta visão interior transparece em nossa personalidade durante os contatos.

7. Headhunters
Empresas terceirizadas de recrutamento só contratadas para "achar" no mercado o profissional desejado pelas empresas. Portanto, colabore com eles dando-lhes todas as informações necessárias. Depois da seleção eles precisam "vender" o "produto", e como em toda a venda, precisam mostrar as vantagens do mesmo para atender os "requirements" do contratante. Você é o produto. Tente imaginar o tipo de profissional que eles esperam encontrar. Você atende as especificações do cliente?

Boa sorte!

Thursday, August 31, 2006

I-Ching - O Livro das Mutações


É um oráculo chinês que surgiu em 1150 a.C., portanto, há mais de 3000 anos.

É composto de 64 hexagramas, como este aí ao lado, formados por linhas contínuas ou partidas, cada um deles com um significado. Ao fazermos uma consulta ao I-Ching, ele nos revela o melhor conselho para o momento e para a pergunta que lhe fazemos.

Dizem os chineses, que o Oráculo nunca falha. Os 64 hexagramas revelam na verdade 64 situações típicas na vida das pessoas, ou situações possíveis diante de um problema.

Uma palavra que aparece em vários deles é perseverança. Tanto na fortuna quanto no infortúnio, sabemos que esta atitude realmente é necessária. Quando tudo vai bem, devemos perseverar para conseguirmos ainda melhores resultados. Quando as coisas não vão bem, temos que perseverar, sabendo que não é diante da primeira dificuldade que devemos desistir.

Nas dificuldades, ficar mudando de estratégia, na emoção do momento, pode ser mais prejudicial. É preciso perseverar, e avaliar calmamente a situação. Enquanto isso acontece, manter-se firme, sem se deixar influenciar por opiniões sem base.

O I-Ching enfatiza os valores humanos como a modéstia, o entusiasmo, a justiça, a sinceridade, entre outros. Ele é sábio, e nos ensina a ser sábios, para conseguirmos o sucesso que todos almejamos.

Perseverar no bem, manter o rumo enquanto todos dizem o contrário, é um grande desafio. Mas só quem é capaz de enfrentar grandes desafios com a firme convicção do sucesso é que pode obtê-lo. Fala-se hoje em manter o foco. É a mesma receita que o I-Ching dava há mais de 3000 anos atráz.

Sunday, August 20, 2006

Comunicação

"Quem não se comunica, se trumbica"
Chacrinha

A frase do grande comunicador diz tudo. Realmente, analisando as pessoas excepcionalmente bem sucedidas podemos constatar fácilmente o dom da comunicação como o principal atributo.

Grandes homens foram grandes comunicadores. Infelizmente não temos registros sobre a vida de nossos empresários. Sabemos que Bill Gates da Microsoft, Ross Perot, o fundador da EDS, são exemplos mais próximos de empresários com grande poder de comunicação e convencimento. Gosto particularmente da postura, do sorriso e da naturalidade do ex-Presidente Bill Clinton. Aqui no Brasil, Fernando Henrique Cardoso considero um grande comunicador. É bom prestarmos atenção quando vermos esses homens.

A boa comunicação deve ser integral, em todas as circunstãncias da vida, pessoal, social e profissional. Ao manter uma conversação numa roda social, num encontro informal de negócios ou numa reunião profissional, o bom comunicador se destaca. São aquelas pessoas que iluminam um ambiente com sua simples presença. E isto pode ser treinado, melhorado.

Saber ouvir a todos com respeito, manter a atenção enquanto o outro fala, prestar atenção aos nomes das pessoas, ser cavalheiro com as mulheres, tudo isso mostra o cuidado de uma pessoa com o impacto de sua presença nos outros.

Falar com naturalidade nas reuniões, perguntar, fazer um aparte, são formas de colocarmos nossas opiniões e oportunidades de mostrar nosso interêsse nos assuntos, valorizando quem espera um feedback da platéia ou do grupo.

Prepare-se para o sucesso, aprimorando cada vez mais isse importante aspecto da personalidade.

Friday, August 18, 2006

Happiness

“One day´s happiness makes a man forget his troubles, and one day of troubles makes him forget his past happiness”
Wisdom of Sirach (From de book “Jewish Wisdom”)

It´s easy to be happy if we do not complicate life. We live in a world surrounded by tragedies. That´s why happiness is relative. We can be happy relatively to that guy that loses his home hitted by a bomb in Israel or in Lebanon. Maybe we are happier than that guy crossing the street, we can see from our window.

According to Viktor Frankl (again!), man can overcome the worst conditions if he can mantain a high expectation from life, a plan, a hope, a dream. Frankl could speak about that with authority because his terrible days in concentration camps can hardly be experienced by anyone.

Therefore, if a man can support an extremely difficult condition like that, we should think over our troubles, to see how small they are and how few of our worries they really deserve.

For the average people´s life, tragedies are not so common. In spite of the magazine´s headlines, we can see that normally all the human troubles comes from imprudence, stupidity and failing on foreseeing the effects of our actions or decisions.

To be focused on our job, our family and the happiness of those around us brings us much happiness. To spend less than what we earn is another simple recipe of happiness. This bad habit has made more unhappy people than any other defects together. Many marriages and relationships have been finished mostly by money problems.

Anyway, we have to know that troubles will come, and we have to be prepared. But, another good way to overcome troubles is to share them with those loved ones. Because, in sharing problems, we divide the burden, we gain power, we even forget them. That´s the power of love, the universal “solvent”. Nothing resists to this power.

So, Love and Be happy!

Thursday, August 17, 2006

Intenção Paradoxal

Que palavrão é esse?

Pois é! Esse conceito foi "descoberto" pelo psiquiatra Viktor Frankl, aquele que esteve longos anos em campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

Ele descobriu que tudo aquilo que ansiamos por conseguir, muitas vezes não acontece. Esse é o paradoxo. Acontece muito com pessoas neuróticas o que ele chama de ansiedade antecipatória. Característica desse temor é que ele produz exatamente aquilo que o paciente teme. Assim, por exemplo, um indivíduo que está com medo de enrubescer ao entrar num salão e enfrentar muitas pessoas, de fato estará mais propenso a enrubescer.

O mesmo raciocínio vale também quando uma intenção forçada torna impossível aquilo que se deseja muito.

Já nos aconteceu de desejarmos tanto voltar a morar em Curitiba numa época de nossa vida, e nunca surgiram possibilidades para isso.

Sempre que estiverem numa situação em que um desejo intenso não se concretize, lembrem-se da "intenção paradoxal" atuando.

A melhor saída é desligarmos da situação, focarmos em outros projetos e, se aquilo que queremos tiver que acontecer, vai acontecer. E não ficaremos "presos" àquilo e, pelo contrário, estaremos livres para viver outras experiências.

Tuesday, August 15, 2006

Feedback

É uma palavrinha muito falada mas pouco praticada.

Primeiro vamos ver o lado de quem dá feedback. Poucas pessoas o fazem, pois é difícil. Tanto os positivos quanto os negativos. Existe uma dificuldade criada, quem sabe, após as primeiras manifestações de feedbacks. O modo como foram recebidos, faz a pessoa pensar muitas vezes antes de se expor. Os negativos, por razões óbvias, pois poucos os aceitam. Quanto aos positivos, às vezes são recebidos com tanta arrogância que também inibem quem os faz. Também existe o medo de parecer bajulador ou manipulador.

Do lado de quem recebe, creio que é necessário refletir sobre eles. A falta de feedbacks pode estar relacionada aos motivos acima. Se, no entanto, gostamos de receber feedbacks, temos que nos preparar para receber os positivos e os negativos. Aos positivos nos cabe agradecer, com humildade, pois assim estaremos estimulando novos feedbacks positivos quando merecermos. Aos negativos, temos que aceitá-los com a mesma atitude, se entendermos que quem os dá está sendo sincero conosco, e quer nos ajudar. Saber ouvir, sem sermos supersensitivos (oversensitives), retrucando, justificando ou, como dizem os americanos, racionalizando*, cria naquele que deu o feedback a idéia de que você é uma pessoa refratária, levando-a a adotar "a never give feedback attitude". Com isso perderemos excelentes "direcionamentos" que poderiam nos ajudar.

Temos que encarar cada pessoa como um "consultor" gratuito, que pode nos ajudar, tanto reforçando nossas qualidades, quanto alertando para nossas deficiências, o que servirá para corrigirmos nosso rumo e acertar nossas atitudes e decisões.

Se criarmos uma barreira aos feedbacks estaremos perdendo uma boa fonte de informações. E quem não aprende a receber, também terá muitas dificuldades para dar feedback e ajudar os outros.

* Rationalise significa justificar, usar um argumento que justifique nossa atitude para nós mesmos.

Sunday, August 13, 2006

Grifar

Tenho o costume de grifar os livros que eu leio.

Porque um livro, é um objeto pessoal. Não consigo pegar um livro numa biblioteca para ler e depois devolvê-lo. Um livro é como uma amante. Quero possuí-lo. Como pode alguém pegar uma amante numa prateleira, e depois de curtí-la, se envolver emocionalmente, apaixonadamente, devolvê-la a uma fria estante, abandonada? Deixá-la só numa biblioteca, onde pode acontecer de ninguém jamais vir a pegá-la? Que tristeza!

Um livro é um amigo que fazemos. Ou uma amante. Quero voltar a pegá-lo, acariciá-lo, saboreá-lo. Lá estarão minhas marcas, minhas recordações e anotações. A impressão que me causou estará lá, manifestada. Voltar a encontrá-lo é um momento de paixão. Folhar e lá encontrar rápidamente aquilo que mais me impressionou é uma delícia.

Com um livro exerço a tendência poligâmica do homem, tolhida pela sociedade, mas que com os livros posso manifestar sem medo de críticas. Sou promíscuo com eles.

Por isso eu digo. Nunca compre um livro pensando em deixá-lo intacto, sem nunca grifá-lo, marcar uma página. Não fazer isso é deixá-lo virginalmente abandonado e desprezado. Não é para isso que as amantes foram feitas. Nossa marca estará lá, distinta, para ser lembrada em nossos reencontros.

Construir

Construir uma casa é uma das mais prazeirosas atividades para o homem.

Desde o começo dos tempos, o homem procurou abrigo para defender-se das intempéries, proteger-se das agressões dos outros homens e dos animais, com quem ele competia neste mundo hostil.

Talvez por isso, construir seja um impulso natural do ser humano

E por isso construir é tão gratificante para nós.

Quero que meus filhos tenham como um dos seus objetivos na vida, adquirir um terreno, e construir uma casa, do seu gosto, aos poucos, pois uma construção é a materialização de um sonho.

Trazendo isso para o plano profissional, é um exemplo que pode e deve ser aplicado, pois construir implica em:

Sonhar
Planejar
Orçar
Contratar
Acompanhar
Gerenciar recursos
Estabelecer Metas
Administrar o tempo
Corrigir erros, etc...

Depois de tudo, saborear e celebrar os resultados, o que sempre devemos fazer!

Incluam construir uma casa em suas metas!

Saturday, August 12, 2006

Recordações

Meu pai talvez tenha sido meu melhor amigo. Talvez, não. Foi o melhor, sem dúvida!

Aliás, sempre fui muito mais apegado ao meu pai. Conversávamos, ele me ouvia. Mais ouvia do que falava. Mas dizia tudo. Ou melhor, eu compreendia o que ele pensava. Era prudente, mas determinado. Foi de uma época em que foram criados para ser homens. Com seriedade, honestidade, lealdade e humildade. A familia era fundamental. Trabalho e familia.

Naquele tempo não havia Internet, TV a cabo, Blogs. Naquele tempo as pessoas se comunicavam verbalmente ou através de cartas. Tenho algumas cartas dele. Quando encontro uma me emociono, de ver aquela letrinha, que foi ficando meio trêmula com o tempo. Se preocupava com a gente, com nosso bem estar. Mas não era de demonstrar suas emoções. Só o vi chorar uma vez. Quando nos despedimos para uma mudança para Fortaleza. Já estava idoso e talvez pressentisse que as oportunidades de encontros fossem diminuir.

Quando ele morreu, procurei em vão, em sua escrivania, alguma coisa mais, escrita para mim, alguma palavra, uma mensagem. Nada! Talvez ele imaginasse que o seu exemplo bastasse. E bastava!

Hoje temos e-mails, skype, messenger, blogs. Inúmeras maneiras de deixar escrito alguma coisa aos nossos filhos, que sempre achamos que precisam de nossa orientação. Pretensão de pais.

Nesse Dia dos Pais, só digo uma coisa. Guardem os e-mails, os escritos de seus pais. Terão a chance de recordar quando eles se forem. Seus pensamentos, experiências, sua época, tudo estará ali retratado.

Eu procurei e não encontrei. Ficaram poucas coisas escritas por meu pai.

Wednesday, August 09, 2006

Sonhos

Não basta sonhar fora do escritório, ser feliz só após às 18 horas. É preciso achar seu sonho no trabalho. Se for preciso, altere a forma de desempenhar suas funções, discuta as regras da empresa. Mude de cargo ou troque de empresa. Luiz Carlos Cabrera, um dos mais respeitados experts brasileiros na identificação e no desenvolvimento de talentos empresariais, tem uma sugestão prática: "Se não estiver satisfeito, mude".

Este é um trecho do livro "Você é do tamanho dos seus sonhos", de César Souza. Já citei esse livro aí em outro post.

Precisamos ter certeza absoluta de que não há alternativa de melhoria na empresa onde estamos. Se esta certeza existir, vale o conselho do Cabrera, acima. Mude e seja feliz!

Monday, August 07, 2006

Viver

Estava lendo na coluna do Cacau Menezes sobre o modo de vida na Europa. Interessante!

Eles vivem melhor porque se desprenderam de certos valores vivendo com mais simplicidade e satisfação.

Uma bicicleta, um iPod, um chinelo ou um tenis velho bastam.

Na mochila sempre um livro, devorado em metrôs, parques ou cafés.

E na cabeça, sua maior riqueza. Cultura. Cultivar a música, a arte, assistir espetáculos ao ar livre, passear nos museus, fazem parte do seu dia a dia.

Na maioria os jovens europeus não tem grana, não vestem grifes, não tem carrões, mas não deixam de ser felizes com a vida.

Aqui no Brasil, todos se matam atrás de simbolos de status, ao invés de cultura.

Temos que repensar nossos valores. Uma vida mais simples é uma vida ecológicamente correta.

Saturday, August 05, 2006

O que os funcionários esperam de uma empresa.

Trecho do Livro "Você é do tamanho de seus sonhos" de César Souza, fala de uma pesquisa feita pela Revista Exame, em 2002, em que foram relacionados os critérios para que uma empresa seja considerada uma estrela para seus funcionários. Vejamos:

  • Treinamento
  • Oportunidade de Carreira
  • Remuneração
  • Benefícios
  • Segurança e confiança na gestão
  • Orgulho do trabalho e da empresa
  • Clareza e abertura da comunicação interna
  • Camaradagem no ambiente de trabalho
  • Responsabilidade Social

Outra pesquisa feita entre 7060 executivos publicada na Forbes Brasil no mesmo ano, sobre o peso das expectativas em relação às empresas, mostrava:

  • Autonomia e liberdade para executar o trabalho - 95 %
  • Importância e desafio das missões delegadas - 94,9 %
  • Ética na Empresa - 94 %

As empresas devem, cada vez mais, saber como gerenciar a escassez dessa matéria prima fundamental, que é a mão de obra qualificada. Digo qualificada, porque hoje no Brasil, dado ao aumento na população nas últimas décadas e os problemas na qualidade no ensino, temos quantidade mas pouca qualidade. Empregados qualificados e bem formados formam um time muito reduzido, e esses são os que podem agregar valor ao negócio.

Saber atender às expectativas dessa elite será o grande diferencial das empresas vencedoras.

Thursday, August 03, 2006

Da Política

Alguns pensamentos sobre a política e os políticos:

De Confúcio:

"Um governante deve ser generoso sem exagerar nas despesas; impor tarefas sem provocar queixas; alimentar desejos sem ser ávido; ser digno sem ser presunçoso; ser majestoso sem ser feroz."

De Mêncio (China), IV-III Séculos a.C.

"Os mandamentos a que deve se submeter o príncipe são:
Honrar os que merecem, promover os que têm talento, distinguir os virtuosos."

"Deixar os negócios funcionarem pelas suas próprias leis e abster-se de intervir no seu andamento."

"Quando o soberano toma o caminho do bem, o povo segue-o docilmente."

De Aristóteles (Grécia), IV Século a.C.

"Só pode ser feliz o Estado edificado sobre a honestidade."

Está aí. Pena que nosso dirigente máximo nunca deve ter lido "A Arte da Política".

Também é importante sermos políticos e diplomatas em nossa vida profissional. Ter a habilidade de saber agir na hora certa, pensar nas consequências de nossos atos, medir as palavras, mas também usá-las na ocasião apropriada. São poucos os que adquirem a maestria nessa arte.

Fama

Uma vez em Barcelona, Evita Perón, viúva do Presidente Argentino Juán Perón, queixou-se de ter sido chamada de puta na rua.
Um velho político apresentou-lhe desculpas dizendo: "Veja meu caso. Estou reformado há mais de 15 anos, e continuam a chamar-me de general."

Do livro "A Arte da Politica" de Mansour Challita

Wednesday, August 02, 2006

Geraldo Alckmin lidera em São Paulo

Ibope revela que Alckmin faria 43 % dos votos no Primeiro Turno, contra 33 % de Lula.

No Segundo Turno, Alckmin venceria por 51 a 37%.

E a campanha nos meios de comunicação Rádio e TV ainda não começou.

A rejeição ao Lula em São Paulo está em 39 % de pessoas que não votariam nele em hipótese nenhuma.

São Paulo conhece bem ambos os candidatos, pois lá é o berço do PT, e o Estado que Alckmin governou.

Estão numa posição melhor para julgar quem é quem.

Tuesday, August 01, 2006

Livros

Três livros foram por muito tempo meus livros de cabeceira, no início de minha vida profissional. Esses livros fizeram muito sucesso na época, e ajudaram muitas pessoas no mundo inteiro.

1. "O poder do Pensamento Positivo" de Norman Vicent Peale, um pastor metodista cuja filosofia era de encarar positivamente todas as situações da vida. É um dos livros mais vendidos no mundo. Narra diversos casos como exemplos, mostrando como resolver problemas através do Pensamento Positivo, utilizando mensagens bíblicas, normalmente usadas como afirmações motivacionais, para as pessoas superarem seus problemas. Ainda é válido conhecer, pois inspirou outros escritores que escreveram sobre o mesmo tema. Por que não ler então quem os inspirou?
2. "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas" e "Como Evitar Preocupações e Começar a Viver" são duas verdadeiras jóias, com ensinamentos práticos para a vida. É incrível como as escolas e faculdades não preparam as pessoas para a vida. Lidar com as pessoas e não deixar as preocupações crescerem a ponto de bloquearem nosso potencial, são temas muito importantes para serem relegados ao acaso.
Dale Carnegie também escreveu "Como Falar em Público e Influenciar Pessoas no Mundo dos Negócios", livro que utilizava para ensinar as pessoas a superarem um dos seus maiores medos, que é o medo de falar em público. Seus cursos se espalharam pelo mundo, inclusive aqui no Brasil onde ainda hoje são ministrados. Tive a oportunidade de cursar em Porto Alegre este curso, pois é outra habilidade que as escolas e faculdades não ensinam. Falar em público deveria ser uma cadeira obrigatória em nossas Universidades.

Bem, ainda acredito que além da formação acadêmica, é necessário aprendermos a lidar com as pessoas, saber como superar as preocupações e aprender a falar em público. São habilidades que fazem a diferença entre os mal e os bem sucedidos.

Monday, July 31, 2006

10 Milhões de Empregos! Agora vai!

Só assim o Lulinha conseguirá os 10.000.000 de empregos prometidos e....

Todos viraremos Putos e Putas !!!

O pior de tudo é que a mensagem é verdadeira. Visite o Site do Ministério doTrabalho (link abaixo)! Vale a pena dar uma olhada nisso. Governo coloca em link oficial cartilha de como tornar-se prostituta. O Ministério do Trabalho se empenha para minimizar o calvário presidencial. Em sua página eletrônica é possível encontrar uma bem detalhada cartilha que ensina, a quem quiser, o ofício de prostituta. Dentre tantas informações que constam da cartilha, as técnicas de abordagem de clientes e roupas adequadas para a profissão estão entre as mais interessantes.

Tirem suas conclusões.
Confiram: www.mtecbo.gov.br/busca/descricao.asp?codigo=5198-05

Sunday, July 30, 2006

Jardim Botânico - Curitiba

Onassis

Foi um dos homens mais ricos e influentes do mundo. Quando morreu era impossível calcular sua fortuna. Mas no início de sua vida, desprovido de diploma, de profissão, de dinheiro e de relacionamentos influentes, teve de amargar empregos nada gloriosos.

Não cedeu à tentação de contar sua vida, mas em um depoimento a um jornalista deixou conselhos que tomaram a seguinte forma: "As minhas receitas para o sucesso" e foram publicadas no jornal Success Unlimited.

Eis alguns dos conselhos:

  • Cuide de seu corpo. Tente estar tão bem quanto possível.
  • Coma moderadamente. Evite os alimentos muito ricos e os vinhos. Muitas horas à mesa encurtam a vida.
  • À noite saboreie uma boa refeição, em companhia de amigos, após resolvidas todos suas preocupações do dia. À mesa, esqueça os problemas.
  • Faça exercícios necessários e mantenha-se em boa forma. Recomendava yoga e judô.
  • Mantenha a pele bronzeada. Dizia ele que o sol significava dinheiro.
  • Escolha um modo de vida brilhante, uma bela casa ou condomínio. Você vai coabitar com pessoas melhores nos corredores e elevadores. Frequente também bons lugares.
  • Não confesse suas preocupações a ninguém e deixe os outros pensarem que você se diverte muito.
  • Não durma muito. Quando acordar poderá dizer que perdeu alguma oportunidade. Três horas a menos por noite, durante um ano, irão lhe dar um mês e meio a mais para obter sucesso.
  • Seja persistente.

Podemos discordar de alguma coisa, mas parece que para ele funcionou.


Do livro "Les Dix Hommes le Plus Riches du Monde et les secrets de leur réussite." de Charles-Albert Poissant

Thursday, July 27, 2006

Curitiba "again"!



Zenaide, Carla, Rique, Maiara, Viktor e Matheus.

Atráz, o chafariz e a escultura "A Mãe", e mais ao fundo a Estufa.

O Jardim Botânico já foi cenário da novela "Sonho Meu".

Como é público, qualquer pessoa pode curtir esse cenário magnífico.

É Curitiba, gente! A cidade natal do Daniel e do Ricardo.

Eleições 2006

Apesar da liderança de Lula na Corrida Presidencial, o PT encontra-se numa situação difícil nos estados.

No Rio de Janeiro, seu candidato tem apenas 1 % nas pesquisas. Em São Paulo, Mercadante está com 15 %, e numa simulação de Segundo Turno com Serra, este consegue triplicar a votação de Mercadante.

A situação se repete em Minas Gerais e na Bahia, grandes colégios eleitorais.

No Rio Grande do Sul, Olivio Dutra ainda poderá ir para o segundo turno contra Germano Rigotto. No Paraná, Requião que era aliado de Lula, agora está com o apoio do PSDB e marcha para a reeleição. Em Santa Catarina o candidato do PT tem apenas 5 % nas pesquisas.

No Mato Grosso, Blairo Maggi se reelege no Primeiro Turno com mais de 60 % dos votos. Lá o PT faz 10 %.

No Mato Grosso do Sul, o Delcídio Amaral do PT, aquele que presidiu a CPI está com 24 % e perde para Pucinelli do PMDB que faz 55,7 %.

Bem, como se vê, nos maiores Estados, as preferências pelo PT se encolheram. Certamente isso vai trazer reflexos na composição do novo Congresso. A bancada do PT deve definhar e os governadores na sua maioria serão de oposição. Se já era dificil governar com uma bancada de 90 deputados será muito dificil votar qualquer mudança num quadro como o que se desenha.

Enquanto isso Alckmin costura alianças, vem obtendo apoios e dialogando com políticos de vários segmentos. A aliança com o PFL pode trazer o apoio de Roseana Sarney. Hoje Itamar Franco declarou seu apoio a Alckmin.

A diferença de 9 pontos num eventual e cada vez mais provável segundo turno, pode cair quando começar a campanha na televisão. Os próximos 30 dias serão fundamentais no desenrolar desta Campanha.

Para quem quiser saber mais sobre Pesquisas, pode acessar o site da UOL Eleições em http://eleicoes.uol.com.br/

Wednesday, July 26, 2006

Curitiba - Não me canso de te elogiar!


Chegamos hoje de viagem!

Curitiba está cada vez mais linda. Muito verde, jardins e parques bem cuidados, consciência ecológica, sempre foram predicados dos Curitibanos.

Matamos a saudade "daqueles tempos", tomando um cafézinho na Boca Maldita, o espaço democrático que só poderia existir nesta cidade amada por todos.

Conhecemos mais um parque, o Tanguá, de uma beleza ímpar.

Mas, imperdível mesmo é o Museu Oscar Niemeyer, que não conhecíamos. Atualmente com uma mostra do pintor Pernambucano Cícero Dias, fantástico. Viveu na França por 40 anos, foi amigo de Pablo Picasso e talvez seja mais reconhecido lá do que aqui no Brasil.

A foto é no Jardim Botânico.

Bem, Curitiba segue lá, nos esperando. Quem sabe um dia será nossa cidade, novamente!

Thursday, July 20, 2006

O Grande Arquiteto do Universo

"Como aceitar as maravilhas da Criação como obras do Acaso, sem um Criador Supremo"
José da Silva Martins

Quando caminhamos à beira-mar e vemos as ondas, as gaivotas brincando no ar numa manhã de sol, é dificil não pensar no nosso Criador, no Grande Arquiteto do Universo.

Quando imaginamos os astros gravitando matemática e precisamente em torno do Sol, nesse imenso Cosmos, pensamos no Criador.

Quando pensamos no dia e na noite, no movimento das marés, nas fases da lua, nessa grande trajetória que esse imenso astro chamado Terra, descreve todos os anos ao redor do Sol, pensamos em Deus.

Quando pensamos no homem, na diversidade de idéias que ele gera, nas realizações da humanidade, lá está a manifestação divina.

Quando pensamos no funcionamento do corpo humano, na gestação, no nascimento de um novo ser, nas complexas funções de todos os nossos órgãos, temos que concordar com José da Silva Martins. Isso não é obra do acaso!

Grande Arquiteto do Universo, esclarece-nos com tuas luzes todos dos dias de nossa vida.

VARIG

Felizmente saiu uma solução de mercado para a VARIG.

É uma grande empresa, com relevantes serviços prestados ao povo brasileiro.

A VARIG é uma marca reconhecida no mundo todo, sinônimo de Brasil lá fora.

Agora, pelo menos uma boa parte dos empregados continuarão, para fazer a VARIG voltar a crescer dentro de uma nova filosofia, sem os erros que a levaram a situação que chegou.

É melhor salvar uma empresa com uma substancial redução de quadros do que deixar todo mundo na penúria.

Felizmente o mercado funcionou. Aliás, o mercado sempre funciona!

Ganhamos nós, consumidores, pois a quebra da VARIG tornaria inviável para a classe média viajar de avião neste país.

Viva a concorrência e o livre mercado! Viva a iniciativa privada!

Tuesday, July 18, 2006

Pesquisa Datafolha no Jornal Nacional

Saiu há pouco nova Pesquisa da Datafolha para Presidente.

Vejam os números.

Primeiro Turno

Lula - 44 %
Alckmin - 28 %
HHelena - 10 %

Segundo Turno

Lula - 50 %
Alckmin - 40 %

É bom lembrar que a campanha na televisão começa em 15 de agosto.

Pesquisas

Vejam os números para Presidente e Governador, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Rio Grande do Sul

Presidente

Alckmin - 34,7 %
Lula - 29,0 %
HHelena - 9,9 %

Governador

Rigotto - 28,1 %
Olivio - 20,8 %
Ieda Crusius - 14,5 %

Santa Catarina

Presidente

Alckmin - 34,0 %
Lula - 32,0 %
HHelena - 12,0 %

Governador

Luiz Henrique - 39,0 %
Amin - 31,0 %
Fritsch - 5,0 %

Para o Senado, no Rio Grande do Sul está na frente Pedro Simon, com 42,8 % e em Santa Catarina Raimundo Colombo, com 21 % de preferência, com Luci Choinacki em segundo com 7 %.

Dia 15 de Agosto começa a propaganda eleitoral na televisão.

Para Presidente, tudo indica que haverá segundo turno entre Alckmin e Lula.

Fontes: Jornais Zero Hora e Diario Catarinense

Monday, July 17, 2006

As Virtudes

Numa sociedade que não consegue passar aos jovens valores e normas de conduta, nunca é demais ler, conhecer e praticar o que grandes homens já fizeram.

É famosa a lista de Benjamin Franklin das 13 virtudes que ele meditava e praticava, uma a cada semana, para que ao final de cada ano ele tivesse revisado esses valores quatro vezes. Seus valores eram: A Temperança, O Silêncio, A Ordem, A Resolução, A Frugalidade, A Operosidade, A Sinceridade, A Justiça, A Moderação, A Limpeza, a Tranqüilidade, A Castidade e A Humildade.

É extensa a lista de virtudes que deveríamos cultivar. As principais são as Virtudes Cardeais ou Morais, e as Virtudes Teologais.

As Virtudes Cardeais são: A Prudência, A Justiça, A Fortaleza ou Coragem, e a Temperança.

As Teologais são: A Fé, A Esperança e A Caridade. São as Virtudes mais excelentes, as que Deus concede aos cristãos no ato do batismo.

Dessas virtudes derivam todas as outras. Por exemplo: Da Fortaleza derivam a Audácia, a Perseverança, a Paciência, etc... Da Temperança, derivam a Moderação, a Sobriedade, a Castidade, etc... Da Justiça, derivam a Honestidade, a Equidade, etc...

Afora isso, o homem pode desenvolver outros dons, como a Bondade, a Sabedoria, o Entendimento, etc...

Pautar nossa vida pelos valores acima vai nos trazer paz, relacionamentos duradouros, alegria, sabedoria e felicidade. Esta, a felicidade, é conseqüência direta da sabedoria, que só se adquire desenvolvendo valores positivos em nossa personalidade.

Saturday, July 15, 2006

O Tao das Vendas

Alguns preceitos do Livro "O Tao das Vendas" de E.Thomas Behr.

* Por mais árduamente que tentemos, é difícil fazer com que as coisas aconteçam como queremos.
* O truque é deixar de querer controlar o resultado.
* A Arte do Tao consiste em deixar as coisas acontecerem e não em tentar fazer com que elas aconteçam.
* Diga exatamente o que é necessário naquele momento e depois silencie. Faça exatamente o que é necessário naquele momento e depois fique quieto.
* Se você estiver consciente, saberá o que fazer.
* Deixe os resultados aparecerem no tempo certo.
* Deixe que as coisas fluam.
* Vendedores competentes e felizes têm um objetivo: aumentar o sucesso dos clientes com seus produtos.
* No trato com os outros, sê gentil e bondoso.
* Ao falar, sê verdadeiro. Ao julgar, sê justo.
* Se falarmos pouco, aquilo que dizemos será ouvido e respeitado.

Boas Vendas!

Tuesday, July 11, 2006

Promessas

A Maçonaria tem um preceito que diz:

"Não prometas nunca com intenção de não cumprir, pois ninguém é obrigado a prometer, mas, prometendo, deve cumprir".

É uma questão de credibilidade e confiança. Quem promete e não cumpre perde credibilidade. Na próxima vez que prometer alguma coisa ninguem acredita.

Acontece muito com políticos, mas é um pecado meio generalizado.

Aquele que promete com a intenção de não cumprir, conta com a falta de memória dos beneficiados. Mas quem esperava o benefício não esquece.

Cuide para não prometer fácilmente. Mas, se prometer, faça de tudo para cumprir o prometido. Se você conseguir, ganha a confiança do cliente, do amigo, do eleitor, etc...

Lula veta aumento para aposentados

Primeiro vieram os empréstimos para desconto em folha, que endividaram milhões de aposentados.
Agora, o Presidente veta o aumento para os "velhinhos".
Diz o Diário Catarinense de hoje, que são mais de 8 milhões de pensionistas na Previdência.
Já pensou?
E foram desprezados pelo todo-poderoso.
Vai perder milhões de votos!
E Alckmin vem crescendo nas pesquisas, mesmo sem começar a campanha na televisão.
Creio que essas "pisadas na bola" terão seu preço.
Lula subestimou o poder dos aposentados e de suas familias, muitas numerosas e dependentes dos mesmos.
E para gastar com Aerolula, astronauta, tropas no Haiti, etc... tem dinheiro, né?

Monday, July 10, 2006

Maneira de dizer

Um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. O adivinho da corte explicou: “Que desgraça, Senhor! Cada dente caído representa a morte de um parente de Vossa Majestade.” Furioso, o sultão ordenou que lhe aplicassem cem açoites.

Chamaram outro adivinho e este disse: “O sonho significa que Vossa Majestade haverá de sobreviver a todos os vossos parentes.” Iluminou-se a fisionomia do sultão que mandou dar ao adivinho cem dinares de ouro.

A um cortesão que lhe dizia que, afinal, as duas interpretações eram iguais, o segundo adivinho explicou: “É verdade. Mas lembra-te de que tudo depende da maneira de dizer.”

Do Livro “A Arte da Política” de Mansour Challita

Sunday, July 09, 2006

Acabou a Copa!

O povo está sem ópio. Acabou a Copa. Como um day after carnavalesco voltamos à dura realidade.

Os desempregados continuam desempregados, os meninos do tráfico continuam morrendo, as nossas penitenciárias continuam os barris de pólvora com estopim queimando, os sem-terra continuam sem terras, os fanáticos continuam acreditando num nirvana governamental, os bolsistas-familia continuam sem perspectivas de mandar às favas suas bolsas-familias de todo mês.

Políticos em geral, inclusive o Presidente, seguem enriquecendo à custa desse miserável povo, e culpa-se as elites, os americanos, o esquecimento de Deus para nossos problemas sem solução.

Para quem esquece do governo e da política, e estuda, trabalha duro, acredita que com o esforço diário pode vencer, investe em si mesmo, cria relacionamentos, não perde tempo, sua a camisa de sua empresa ou negócio, tudo continua favorável!

Entre o primeiro grupo e este último, cada vez aumenta mais o gap social.

Sem educação, bolsa-familia. Com educação, melhores oportunidades no mercado.

Só a educação gera inclusão e ascensão social. O resto é demagogia e manipulação.

Friday, July 07, 2006

Não fales mal de ninguém.

“Toda pessoa não suficientemente realizada em si mesmo tem a instintiva tendência de falar mal dos outros”.

“Diminuir o valor dos outros dá-nos a grata ilusão de aumentarmos o nosso valor próprio”.

“Quem tem bastante luz própria não necessita apagar ou diminuir as luzes dos outros para poder brilhar”

As palavras acima são do escritor Huberto Rohden, em sua obra “O Caminho da Felicidade”.

Palavras sábias!

Conselho para muita gente, e, muito mais ainda para quem está começando uma carreira, ou que está numa posição de liderança.

Thursday, July 06, 2006

Felipão!

Ontem, antes do jogo Portugal e França, escrevi algo sobre o Felipão. Sabia que, ganhando ou perdendo, Portugal faria um grande jogo, e foi o que se viu.

Ontem reli algumas passagens do livro "Felipão, A alma do Penta", escrito pelo grande jornalista Ruy Carlos Ostermann.

Relembrei de como ele levou o Criciúma, um time pequeno, a ser campeão da Copa do Brasil em 1991.

Dá para comparar com o que ele fez agora com a despretensiosa Seleção de Portugal.

Que lições de liderança nos deixa o Felipão. Aliás, foi Rui Carlos Ostermann que começou a chamá-lo de Felipão, pois anteriormente a cronica o chamava de Luiz Felipe.

Num trecho do livro, Ruy conta que ao receber de Felipão um material escrito por este, as palavras mais encontradas eram: companheirismo, solidariedade, trabalho, motivação, insistência, franqueza. Enfim, as suas virtudes básicas apareciam em meio às frases, como relata Ruy.

Felipão, do seu jeito, é uma lição de Liderança. Suas táticas:

- Conhecer seus liderados. Muita conversa. "Ficar mais amigos", como ele diz.
- Passar sua experiência. Trabalhar o lado psicológico do liderado. Dar confiança.
- Conhece seu concorrente, seu adversário. Estuda em detalhes.
- Sabe angariar o apoio da torcida. Ele mexeu com Portugal, com o brio.
- Nunca se entrega. Luta até o fim. Fica junto dos liderados na vitória ou na derrota.

Este é o nosso Felipão. Um detalhe: nasceu em 09 de Novembro de 1948. Escorpião!

Tuesday, July 04, 2006

Deus cria a Humanidade.

Quando Deus, em seu Conselho Eterno, concebeu a idéia da criação do Homem, chamou a Ele os três ministros que continuadamente pairavam sobre o trono. Seus nomes eram Justiça, Verdade e Misericórdia.

E Ele se dirigiu a eles dizendo: "Faremos nós o Homem?". A Justiça respondeu: "Oh, Deus, não o faças, eles tripudiarão sobre as Tuas leis"; a Verdade também respondeu: "Oh, Deus, não o faças, pois ele profanará Teu santuário". Mas a Misericórdia, caindo sobre seus joelhos e olhando através de suas lágrimas, exclamou: "Oh, meu Deus, faça-o e eu olharei por ele com meu cuidado, pelos caminhos escuros e lúgubres por que ele terá que passar".

E ouvindo os argumentos da Misericórdia, Deus fez o Homem e chamou-o de Adão, e lhe disse: "Ó Homem, tu és o filho da Misericórdia - vai e compartilha com teu irmão".

Trecho do Livro de Hiram, de Cristopher Knight e Robert Lomas

Monday, July 03, 2006

Mensagem ao homem que pretende dirigir um povo

1. Não criarás a prosperidade se desestimulares a poupança.
2. Não fortalecerás os fracos se enfraqueceres os fortes.
3. Não ajudarás o assalariado se arruinares aquele que o paga.
4. Não estimularás a fraternidade humana ao alimentares o ódio de classes.
5. Não ajudarás os pobres ao eliminares os ricos.
6. Não evitarás as dificuldades se gastares mais do que ganhas.
7. Não fortalecerás a dignidade e o ânimo se subtraíres ao homem a iniciativa e a liberdade.
8. Não poderás ajudar os homens de maneira permanente se fizeres por eles aquilo que podem e devem fazer por si próprios.

Abraham Lincoln, Presidente dos Estados Unidos, 1809-1865

Sunday, July 02, 2006

O que é o amor - São Paulo

Ainda que eu fale todas as línguas,
Dos homens e dos anjos,
se eu não tiver o amor serei apenas
um bronze que ressoa,
um címbalo que retine.
Ainda que possua o dom das profecias
E conheça todos os mistérios,
Que saiba todas as ciências,
Ainda que eu alcance um tal grau de fé
Que me torne capaz de remover montanhas,
Se eu não tiver o amor,
Não serei nada.
Ainda que eu reparta todos os meus bens,
Entre os pobres,
E deixe então o fogo consumir meu corpo,
Nenhum proveito tiro,
Se eu não tiver o amor!

O amor é paciente,
O amor é bondoso,
Não é nada invejoso,
Arrogante,
Orgulhoso.
Jamais é descortês
E nunca interesseiro.
Não se irrita,
Nem guarda rancor no coração.
Detesta a injustiça,
Gosta da verdade.
Tudo desculpa,
Tudo crê,
Tudo espera,
Tudo suporta.

O amor não terá fim;
As profecias sim.
As línguas se calarão
E as ciências terão seu termo.
Imperfeito é o nosso conhecimento
E também as profecias.
Mas quando vier o que é perfeito,
O que é imperfeito desaparecerá.

Quando eu era criança,
Falava como criança,
Pensava como criança,
Como criança raciocinava.
Homem feito, me despojei
dos atributos de criança.
Por enquanto,
Enxergamos oblíquamente,
Por um espelho.
Mas, um dia,
Nós teremos a visão
- de face a face.
Por enquanto,
Conheço apenas uma parte.
Mas logo O conhecerei,
Como sou por Ele conhecido.

Temos agora
A fé,
A esperança,
O amor.
Mas, dos três, o mais excelente É o amor.

Do Livro: As mais belas Orações de Todos os Tempos, de Rose Marie Muraro e Frei Raimundo Cintra.

Conselhos de Thomas Watson, fundador da IBM

1. Ter acesso ao alto escalão. Entrar para o circulo do poder: clubes, vida social, associações de classe.
2. Falar com quem decide (dono, diretor, presidente, etc...). Evite negociar com quem não tem poder de decisão. Negociar com quem não decide é perda de tempo e desgaste emocional.
3. Ter bons argumentos, paciência e persistência. Os melhores resultados raramente vêm nas primeiras tentativas.
4. Conhecer cada vez melhor o negócio do cliente, suas necessidades e problemas. Tratar o chefe como se fosse um cliente. O sucesso da empresa depende do cliente. A sua promoção e carreira dependem do chefe. Um bom relacionamento facilita o trabalho e a promoção.
5. Mostrar como seus produtos podem reduzir custos, aumentar a produtividade, melhorar lucros e a competitividade do cliente.
6. Um vendedor deve estar tão bem vestido quanto o homem de negócios de seu cliente. Os primeiros simbolos de aceitação ou rejeição estão na roupa, postura, atitudes, comportamento, maneira de falar, respeito às pessoas e suas idéias, na habilidade de ouvir e conquistar amigos e aliados.

Do Livro "Líder Sábio" de Lenilson Naveira e Silva.

Quadrado Mágico - O "Fome Zero" do Parreira.

Ronaldinho, Kaká, Adriano, Ronaldo, o que é que eu faço com os foguetes, com as bandeiras, com os meio-fios da rua pintados de verde-amarelo? E com o carnet da televisão que eu não paguei nem a primeira? E com as crianças que choram?
E aquele cara enrolado na bandeira que eu encontrei antes do jogo? Que confiava em vocês? E que me gritou com a língua enrolada “hoje é três a zero”!
A bola não aceita desaforo.
Fazer embaixadinhas em milionários comerciais de TV é fácil. Um dia desses vi uma arara fazer misérias com a bola no Faustão.
Quero ver no campo, na frente do inimigo. Aí, tem que ter amor à Pátria, coisa que vocês não têm. Tem que ter vergonha na cara, paixão para correr atrás de uma bola perdida.
Vi uma cena que me deixou com inveja: na televisão, após a desclassificação da Argentina, vi um cidadão argentino dobrando com todo cuidado uma Bandeira que beijou antes de guardar.
Não me venham falar mal dos argentinos perto de mim. Parto prá cima. Eles têm garra, paixão, amor à pátria!
Vocês, Parreira & Cia, não tem vergonha na cara. São uns batedores de carteira de nossa paixão.
E esse Quadrado Mágico foi mais uma sigla que tentaram nos enfiar guela abaixo.
Nossa Imprensa, na grande maioria, adotou e fomentou esse slogan, lideradas por esse analfabeto esportivo chamado Galvão Bueno! Esse que é pago pela Globo para endeusar os endinheirados patas-duras.
Agora sabemos que os títulos de Melhor Jogador do Mundo são o prêmio que dão na Europa para os Menos Ruins do futebol, porque até aqui, nenhuma dessas Seleções nos convenceu, o que dói mais, pois somos os piores entre os medíocres.