Thursday, August 31, 2006
I-Ching - O Livro das Mutações
É um oráculo chinês que surgiu em 1150 a.C., portanto, há mais de 3000 anos.
É composto de 64 hexagramas, como este aí ao lado, formados por linhas contínuas ou partidas, cada um deles com um significado. Ao fazermos uma consulta ao I-Ching, ele nos revela o melhor conselho para o momento e para a pergunta que lhe fazemos.
Dizem os chineses, que o Oráculo nunca falha. Os 64 hexagramas revelam na verdade 64 situações típicas na vida das pessoas, ou situações possíveis diante de um problema.
Uma palavra que aparece em vários deles é perseverança. Tanto na fortuna quanto no infortúnio, sabemos que esta atitude realmente é necessária. Quando tudo vai bem, devemos perseverar para conseguirmos ainda melhores resultados. Quando as coisas não vão bem, temos que perseverar, sabendo que não é diante da primeira dificuldade que devemos desistir.
Nas dificuldades, ficar mudando de estratégia, na emoção do momento, pode ser mais prejudicial. É preciso perseverar, e avaliar calmamente a situação. Enquanto isso acontece, manter-se firme, sem se deixar influenciar por opiniões sem base.
O I-Ching enfatiza os valores humanos como a modéstia, o entusiasmo, a justiça, a sinceridade, entre outros. Ele é sábio, e nos ensina a ser sábios, para conseguirmos o sucesso que todos almejamos.
Perseverar no bem, manter o rumo enquanto todos dizem o contrário, é um grande desafio. Mas só quem é capaz de enfrentar grandes desafios com a firme convicção do sucesso é que pode obtê-lo. Fala-se hoje em manter o foco. É a mesma receita que o I-Ching dava há mais de 3000 anos atráz.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment