Numa sociedade que não consegue passar aos jovens valores e normas de conduta, nunca é demais ler, conhecer e praticar o que grandes homens já fizeram.
É famosa a lista de Benjamin Franklin das 13 virtudes que ele meditava e praticava, uma a cada semana, para que ao final de cada ano ele tivesse revisado esses valores quatro vezes. Seus valores eram: A Temperança, O Silêncio, A Ordem, A Resolução, A Frugalidade, A Operosidade, A Sinceridade, A Justiça, A Moderação, A Limpeza, a Tranqüilidade, A Castidade e A Humildade.
É extensa a lista de virtudes que deveríamos cultivar. As principais são as Virtudes Cardeais ou Morais, e as Virtudes Teologais.
As Virtudes Cardeais são: A Prudência, A Justiça, A Fortaleza ou Coragem, e a Temperança.
As Teologais são: A Fé, A Esperança e A Caridade. São as Virtudes mais excelentes, as que Deus concede aos cristãos no ato do batismo.
Dessas virtudes derivam todas as outras. Por exemplo: Da Fortaleza derivam a Audácia, a Perseverança, a Paciência, etc... Da Temperança, derivam a Moderação, a Sobriedade, a Castidade, etc... Da Justiça, derivam a Honestidade, a Equidade, etc...
Afora isso, o homem pode desenvolver outros dons, como a Bondade, a Sabedoria, o Entendimento, etc...
Pautar nossa vida pelos valores acima vai nos trazer paz, relacionamentos duradouros, alegria, sabedoria e felicidade. Esta, a felicidade, é conseqüência direta da sabedoria, que só se adquire desenvolvendo valores positivos em nossa personalidade.
Monday, July 17, 2006
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment