Sunday, October 22, 2006

Dicas de Direção Defensiva

Depois de rodar pelo Brasil inteiro por muitos anos sem nenhum acidente, acho que tenho autoridade para passar algumas dicas sobre como dirigir com segurança.

Em primeiro lugar, seu veículo deve estar em bom estado: pneus, freios, faróis, setas, amortecedores, etc...

Em segundo lugar, você deve estar em "bom estado": sóbrio, com o sono em dia, concentrado no que você está fazendo. Dirigir exige concentração total, às vezes por longos períodos. Portanto, nada de distrações. Enquanto você apanha um objeto ao seu lado, ou no porta luvas, na velocidade de estrada você pode atravessar a pista em poucos segundos.

Tenho umas regras que aprendi com o tempo. São muito poucas, mas funcionam:

1. Sinalize tudo o que vai fazer, e faça tudo o que sinalizar.
Se tivesse que passar uma só regra, eu diria apenas esta. É comum os motoristas não sinalizarem o que vão fazer, e isso é básico. Outros, sinalizam uma coisa e fazem outra. Se você deu o sinal para entrar à direita, por exemplo, entre à direita. Se não fizer vai atrapalhar quem viu o sinal e tomou uma decisão baseada nesse seu sinal. Essa regra vai evitar muitos problemas no trânsito.
Um Policial Rodoviário Federal me disse uma vez que já havia visto muitos veículos que bateram de frente no acostamento. Porque? Ocorre de você estar indo na estrada e ver um veículo ultrapassando outro e vindo em sua direção. Na última hora, os dois vão para o acostamento e batem de frente. O que deve ser feito? Ao ver um carro vindo em sua direção ultrapassando, sinalize que vai para o acostamento e vá logo. Ele vai saber que você está dando espaço para ele ultrapassar. Nas estradas brasileiras de pista única isso é muito comum.

2. Facilite a ultrapassagem.
Se alguém vem numa velocidade superior à sua, não tente segurá-lo. Deixe passar. É uma medida simples, que não custa nada e evita muitos acidentes. Poderia dizer também: não atrapalhe!

3. Obedeça à sinalização, principalmente a faixa amarela.
Bem, devemos obedecer todas as sinalizações, velocidade máxima, faixas, etc... Não pode, não pode! Espere um lugar permitido para ultrapassar, uma reta, de preferência com bastante espaço. Direção defensiva! E mantenha distância. Às vezes o trânsito para de repente.

4. Cuidado com cruzamentos, motos e carros velhos em mau estado.
Quando leio sobre um acidente nos jornais, uma dessas três situações estão sempre presentes. Normalmente os acidentes são em cruzamentos, envolvem motos e carros velhos, infelizmente. Temos que avaliar rápidamente essas condições e tomar cuidado. Um carro velho pode não ter freios, seus pneus podem estar gastos, seu dono cansado e cheio de problemas. Até isso temos que pensar.

Afinal, para dirigir bem, nossas condições psicológicas devem estar ótimas, certo?

No comments: