Esse é um tema muito controverso. Existem argumentos para defender ambos os lados da questão.
Os fatalistas dizem que tudo "está escrito", como diz a expressão árebe "maktub". Para eles o destino do homem já vem traçado e são "conformistas", isto é aceitam tudo como coisas do destino. Bem, no meio em que vivem, no deserto, calor infernal, areia prá todo o lado, se o cara não se conformar é um infeliz, não é mesmo?
Mas é bom pensar que as coisas, ou algumas coisas acontecem por acaso. Existe uma expressão inglesa que é "serendipity", que significa aqueles eventos ou encontros inesperados em nossas vidas, coisas do acaso. Carl Jung cunhou a expressão sincronicidade para definir a coincidência de eventos no espaço e no tempo.
Acreditar que muitas coisas de nossa vida são frutos do acaso parece que tira de nós um pouco a responsabilidade, o peso de arcar com todas as decisões, de criar as oportunidades. O acaso é algo que "acontece" independente de nossa vontade, e parece que há pessoas que levam sua vida de forma a deixar grande parte das coisas "nas mãos de Deus".
Por outro lado, acredito que todos nós podemos mudar nossa vida e alterar o curso dos acontecimentos. Saber que nosso destino está em nossas mãos, nos dá poder. E poder influir no dia de amanhã é algo que nos tira do comodismo, nos impulsiona para o sucesso.
Esta corrente de pensamento diz que o que vivemos hoje é fruto das decisões que tomamos no passado, e que o amanhã será resultado de nossas ações no dia de hoje. Sabemos que se ficarmos parados esperando os acontecimentos os outros estarão passando à nossa frente. Temos o poder de buscar conhecimentos, estudar, nos especializarmos naquilo em que somos competentes para nos tornarmos mais competitivos.
Podemos portanto, viver uma vida feliz, buscando nosso espaço, oportunidades e aprimoramento pessoal. Ao mesmo tempo, é reconfortante saber que além de todo o nosso esforço, existem acontecimentos que vão ocorrer independente de nossa vontade. Saber que a vida vai nos proporcionar encontros, amizades, e eventos além dos que buscamos, pode ser encarado como um plus que vai operar em nosso favor quando menos esperarmos.
Tuesday, October 31, 2006
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment