Tuesday, August 01, 2006

Livros

Três livros foram por muito tempo meus livros de cabeceira, no início de minha vida profissional. Esses livros fizeram muito sucesso na época, e ajudaram muitas pessoas no mundo inteiro.

1. "O poder do Pensamento Positivo" de Norman Vicent Peale, um pastor metodista cuja filosofia era de encarar positivamente todas as situações da vida. É um dos livros mais vendidos no mundo. Narra diversos casos como exemplos, mostrando como resolver problemas através do Pensamento Positivo, utilizando mensagens bíblicas, normalmente usadas como afirmações motivacionais, para as pessoas superarem seus problemas. Ainda é válido conhecer, pois inspirou outros escritores que escreveram sobre o mesmo tema. Por que não ler então quem os inspirou?
2. "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas" e "Como Evitar Preocupações e Começar a Viver" são duas verdadeiras jóias, com ensinamentos práticos para a vida. É incrível como as escolas e faculdades não preparam as pessoas para a vida. Lidar com as pessoas e não deixar as preocupações crescerem a ponto de bloquearem nosso potencial, são temas muito importantes para serem relegados ao acaso.
Dale Carnegie também escreveu "Como Falar em Público e Influenciar Pessoas no Mundo dos Negócios", livro que utilizava para ensinar as pessoas a superarem um dos seus maiores medos, que é o medo de falar em público. Seus cursos se espalharam pelo mundo, inclusive aqui no Brasil onde ainda hoje são ministrados. Tive a oportunidade de cursar em Porto Alegre este curso, pois é outra habilidade que as escolas e faculdades não ensinam. Falar em público deveria ser uma cadeira obrigatória em nossas Universidades.

Bem, ainda acredito que além da formação acadêmica, é necessário aprendermos a lidar com as pessoas, saber como superar as preocupações e aprender a falar em público. São habilidades que fazem a diferença entre os mal e os bem sucedidos.

1 comment:

Anonymous said...

Nao li ainda esses livros, bem como muitos outros que ainda quero ler, mas a gente ve como a informacao e formacao eh importante para as pessoas. Das 30 e poucas pessoas que estavam no treinamento ontem e hoje, um dos palestrantes perguntou quem lia veja regularmente, apenas uma meia duzia levantou a mao. Depois falando do livro "O monge e o executivo" perguntou quantos leram, eu e mais uns dois levantaram a mao. Sao coisas simples e basicas para apenas se manter atualizados ou informado, mas que as pessoas nao estao nem um pouco interessadas. Acho que pensam que ja trabalham demais para ficar aprendendo mais ou lendo mais... Mediocres...
Bom que temos espaco para se destacar!