Sunday, December 10, 2006

Leve soluções, não problemas!

Colocamos funcionários nas empresas para nos trazerem soluções, não problemas.

É claro também, que os problemas vão surgir, e vão surgir lá na linha de frente, onde estão os funcionários. E alguns desses problemas, para serem solucionados, precisam de uma autoridade maior para encaminhá-los corretamente, portanto terão que ser devidamente reportados.

Falo dos problemas que todos podem resolver, os problemas do dia a dia, e que são levados aos superiores, como para mostrar que está se fazendo alguma coisa.

Um exemplo: contratamos na semana passada um eletricista para fazer a instalação da rede elétrica na parte superior de nossa casa. Todas as vezes em que ia ver como estava indo o trabalho, ele me falava de suas dificuldades. "Não estou conseguindo passar um fio naquela tubulação". "Perdi muito tempo para descobrir como foi planejada essas ligações", etc... etc... ´Na metade da semana eu já estava evitando de encontrá-lo, pois sabia que lá vinham queixas sobre suas dificuldades, e que eu não podia resolver. Eram dificuldades inerentes ao seu trabalho.

Comparei inevitavelmente com outro eletricista que havia trabalhado conosco. Sempre sereno, mostrando segurança. Conversávamos sobre vários assuntos, e ele nunca se referia à suas dificuldades.

Podemos até reportar uma dificuldade depois de superada. Mas, antes disso, podemos contar a nossos superiores "boas notícias", perspectivas positivas de negócios com um cliente, antes de referir sobre aquela dificuldade.

Chefes não gostam de problemas. Isso eu aprendi em minha vida profissional. Chefes gostam de soluções, e fogem, como o diabo da cruz, daqueles que vem contínuamente lhes trazer más notícias.

Pessoas habilidosas, conhecem essas sutilezas da natureza humana. São agradáveis e são recebidas a qualquer hora, pois suas palavras são musicas para os ouvidos dos demais.

Estamos sempre aprendendo. Até hoje reviso minhas falhas quando dou uma "mancada" e digo coisas que não deveria dizer. Lidar com o ser humano é uma experiência de aprendizado constante e interminável. Temos que analisar e aprimorar a única pessoa que podemos modificar: nós mesmos.

No comments: