Sunday, September 17, 2006

Oráculo Manual e Arte da Prudência

Este é o título de um dos livros mais lindos que já li. E um dos meus preferidos.

Tem uma história de como foi o meu "primeiro encontro" com este livro. Parece que às vezes os livros encontram a gente, e não o contrário.

Estava no aeroporto de São Paulo, aguardando um vôo para Fortaleza. Numa livraria do aeroporto eu olhava a estantes recheada de livros. Na dúvida, pedi a Deus: me indica um livro que me seja útil para este momento de minha vida. Logo um deles me chamou a atenção. No meio da estante só vi que era de capa branca e o título me chamou a atenção. Oráculo é uma palavra que me indicou que era aquilo que eu procurava.

Naquela época esse livro era completamente desconhecido do público brasileiro, e acho que ainda é. Há uns poucos anos surgiu uma versão que acredito até deve ter vendido um pouco mais. A que eu comprei, acho que não se encontra mais.

Gracián é meio hermético. O livro tem 300 preceitos sobre a vida, o convívio social, a política, o relacionamento humano. Felizmente na versão que comprei, existe um comentário ao final de cada preceito, feito pelo tradutor. Isso ajuda a compreender o texto.

Gracián foi um jesuíta espanhol que viveu de 1601 a 1658. Foi padre, professor e pregador.

Ele dá grandes conselhos, como este por exemplo: "Evitar vitórias sobre o chefe. Toda vitória provoca ódio, mas sobrepujar o próprio chefe ou é tolo ou fatal."

Mais um: "Imperturbabilidade. Não há maior domínio do que aquele sobre si mesmo e sobre seus impulsos."

Alguns títulos de preceitos são auto-explicativos. Veja:

- Relacionar-se com pessoas de quem se possa aprender.
- Ser pessoa bem informada.
- Refletir.
- Controlar suas antipatias.
- Não se envolver em complicações.
- Nunca queixar-se.
- Falar bem dos outros.

São tantos. São 300, cada um mais importatne que o outro. Vejam como Deus foi bom de me indicar esse precioso livro que esteve ali, não sei por quanto tempo até achar o seu dono. Aí, quando ele me viu, ele me chamou. E estamos juntos até hoje. Outro dia passo mais umas doses da sabedoria de um pensador que nasceu há mais de 400 anos. O grande Gracián!

No comments: