Tuesday, August 15, 2006

Feedback

É uma palavrinha muito falada mas pouco praticada.

Primeiro vamos ver o lado de quem dá feedback. Poucas pessoas o fazem, pois é difícil. Tanto os positivos quanto os negativos. Existe uma dificuldade criada, quem sabe, após as primeiras manifestações de feedbacks. O modo como foram recebidos, faz a pessoa pensar muitas vezes antes de se expor. Os negativos, por razões óbvias, pois poucos os aceitam. Quanto aos positivos, às vezes são recebidos com tanta arrogância que também inibem quem os faz. Também existe o medo de parecer bajulador ou manipulador.

Do lado de quem recebe, creio que é necessário refletir sobre eles. A falta de feedbacks pode estar relacionada aos motivos acima. Se, no entanto, gostamos de receber feedbacks, temos que nos preparar para receber os positivos e os negativos. Aos positivos nos cabe agradecer, com humildade, pois assim estaremos estimulando novos feedbacks positivos quando merecermos. Aos negativos, temos que aceitá-los com a mesma atitude, se entendermos que quem os dá está sendo sincero conosco, e quer nos ajudar. Saber ouvir, sem sermos supersensitivos (oversensitives), retrucando, justificando ou, como dizem os americanos, racionalizando*, cria naquele que deu o feedback a idéia de que você é uma pessoa refratária, levando-a a adotar "a never give feedback attitude". Com isso perderemos excelentes "direcionamentos" que poderiam nos ajudar.

Temos que encarar cada pessoa como um "consultor" gratuito, que pode nos ajudar, tanto reforçando nossas qualidades, quanto alertando para nossas deficiências, o que servirá para corrigirmos nosso rumo e acertar nossas atitudes e decisões.

Se criarmos uma barreira aos feedbacks estaremos perdendo uma boa fonte de informações. E quem não aprende a receber, também terá muitas dificuldades para dar feedback e ajudar os outros.

* Rationalise significa justificar, usar um argumento que justifique nossa atitude para nós mesmos.

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