Que palavrão é esse?
Pois é! Esse conceito foi "descoberto" pelo psiquiatra Viktor Frankl, aquele que esteve longos anos em campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.
Ele descobriu que tudo aquilo que ansiamos por conseguir, muitas vezes não acontece. Esse é o paradoxo. Acontece muito com pessoas neuróticas o que ele chama de ansiedade antecipatória. Característica desse temor é que ele produz exatamente aquilo que o paciente teme. Assim, por exemplo, um indivíduo que está com medo de enrubescer ao entrar num salão e enfrentar muitas pessoas, de fato estará mais propenso a enrubescer.
O mesmo raciocínio vale também quando uma intenção forçada torna impossível aquilo que se deseja muito.
Já nos aconteceu de desejarmos tanto voltar a morar em Curitiba numa época de nossa vida, e nunca surgiram possibilidades para isso.
Sempre que estiverem numa situação em que um desejo intenso não se concretize, lembrem-se da "intenção paradoxal" atuando.
A melhor saída é desligarmos da situação, focarmos em outros projetos e, se aquilo que queremos tiver que acontecer, vai acontecer. E não ficaremos "presos" àquilo e, pelo contrário, estaremos livres para viver outras experiências.
Thursday, August 17, 2006
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
I`m waiting for your next post.
Reading this article when realize we must let things happen naturally. Something better is waiting for us later...
Post a Comment