"Quem não se comunica, se trumbica"
Chacrinha
A frase do grande comunicador diz tudo. Realmente, analisando as pessoas excepcionalmente bem sucedidas podemos constatar fácilmente o dom da comunicação como o principal atributo.
Grandes homens foram grandes comunicadores. Infelizmente não temos registros sobre a vida de nossos empresários. Sabemos que Bill Gates da Microsoft, Ross Perot, o fundador da EDS, são exemplos mais próximos de empresários com grande poder de comunicação e convencimento. Gosto particularmente da postura, do sorriso e da naturalidade do ex-Presidente Bill Clinton. Aqui no Brasil, Fernando Henrique Cardoso considero um grande comunicador. É bom prestarmos atenção quando vermos esses homens.
A boa comunicação deve ser integral, em todas as circunstãncias da vida, pessoal, social e profissional. Ao manter uma conversação numa roda social, num encontro informal de negócios ou numa reunião profissional, o bom comunicador se destaca. São aquelas pessoas que iluminam um ambiente com sua simples presença. E isto pode ser treinado, melhorado.
Saber ouvir a todos com respeito, manter a atenção enquanto o outro fala, prestar atenção aos nomes das pessoas, ser cavalheiro com as mulheres, tudo isso mostra o cuidado de uma pessoa com o impacto de sua presença nos outros.
Falar com naturalidade nas reuniões, perguntar, fazer um aparte, são formas de colocarmos nossas opiniões e oportunidades de mostrar nosso interêsse nos assuntos, valorizando quem espera um feedback da platéia ou do grupo.
Prepare-se para o sucesso, aprimorando cada vez mais isse importante aspecto da personalidade.
Sunday, August 20, 2006
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
Nao e' porque eu estou aqui do teu lado que tu nao vai escrever nessa semana, ne....
Post a Comment