O título poderia ser também: Não fale mal de ninguém, pois vou escrever sobre isso.
Bem, o primeiro passo é não falar mal de ninguém. Depois, fale bem de todos.
Se estamos numa roda e alguém faz uma crítica a um amigo ou colega de trabalho, evite cair na armadilha de reforçar a crítica. Pare, pense e mude de assunto. Não esboce o menor gesto, a mínima expressão, quer de concordância ou de crítica a quem falou. Isso vai lhe dar o controle da situação. É fácil de fazer isso? Eu nunca diria isso, pois ainda hoje luto para acertar. Mas é um dos mais sábios conselhos que alguém pode seguir. A satisfação que o autocontrole dá nessa situação, é indescritível.
Outra situação comum é de encontrarem-se, por exemplo, três pessoas conversando e uma delas sai e um dos que ficaram vira para o outro e faz um comentário negativo sobre a que foi embora. Não faça isso! NUNCA! E se ouvir do outro o comentário, vale a regra acima. Autocontrole!
Pratique isto conscientemente. Todos os grandes escritores do comportamento humano tem exemplos sobre esta falha humana. Até os autores que escrevem sobre a Cabala. tradição judaica milenar, explicam que essa é a diferença entre ser reativo e proativo. O reativo apenas reage à situação sem pensar. O proativo, já possui em sua formação o antídoto para esta situação incorporado em sua personalidade. Ele sabe como se comportar, pois já refletiu sobre a situação e determinou para si mesmo como reagir diante de uma situação semelhante.
Prepare-se! E experimente na próxima situação em que ouvir uma "critica" a outrem, uma "fofoca". Seja proativo e depois curta sozinho o grande prazer de ter conseguido dominar sua reação. É um grande passo para nos tornarmos pessoas confiáveis e admiradas.
Tuesday, September 18, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment