Nesta semana a Revista Veja traz uma entrevista com o psicólogo americano Howard Gardner, que desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas, que não são detectadas pelos antigos Testes de QI, que só mediam a inteligência linguistica e lógica.
Segundo ele, existem oito tipos de inteligência e uma pessoa, na maioria das vezes, pode não ter desenvolvidas as duas inteligências acima mas ter altamente desenvolvida, por exemplo, a inteligência espacial, e tornar-se um Picasso, genial pintor que era considerado um péssimo aluno.
Diz Howard Gardner que a maioria das pessoas é ao mesmo tempo inteligente para algumas coisas e limitada para outras. Temos que conhecer nossas potencialidades e procurar desenvolver essas áreas, que seriam os talentos de que somos dotados e portanto, é ali onde temos que concentrar nosso esforço.
Na sociedade moderna as empresas procuram pessoas com capacidade de observar padrões, manipular números e tirar conclusões e análises objetivas, aliada à capacidade de lidar com pessoas, característica da inteligência interpessoal.
Esse psicólogo escreveu recentemente o livro "As Cinco Mentes para o Futuro", que estou lendo e do qual ainda quero escrever um pouco mais.
Acredito que uma pessoa com Inteligência Interpessoal bem desenvolvida, é aquela que possui a capacidade de criar "networkings", presta atenção, aproveita oportunidades de se relacionar, mantém follow-up e contatos em dia, tem facilidade de criar approachs que funcionam e se divertem fazendo isso. Aliando esta capacidade com uma sólida educação formal temos dois ótimos ingredientes para uma receita de sucesso e para a formação de líderes.
Sunday, July 22, 2007
Mentes para o futuro
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment