Tuesday, July 31, 2007

Sábio Chinês

Um sábio chinês presenteou o Imperador com um livro que tinha apenas duas páginas.

Ao dá-lo, o sábio explicou: "No momento mais triste de sua vida, senhor Imperador, leia a primeira página e feche o livro. E no momento mais feliz, leia a segunda página. O presente terá atingido seu objetivo".

Tempos depois o azar abateu-se sobre o Império. Uma peste abateu-se sobre a população, uma praga destruiu a lavoura, bárbaros invadiram as terras saqueando o que sobrara. Desesperado o Imperador lembrou-se do livro. Na primeira página, uma só frase curta: "Isso vai passar". Incansável e laborioso, ele convocou seus conselheiros e pediu o apoio de seu povo, para expulsar os invasores, debelar a peste e recuperar a lavoura.

Mais tarde, sua única filha casou-se com o filho de um Imperador vizinho e os dois países se uniram num poderoso e imenso império. Feliz da vida, o Imperador lembrou-se novamente do livro, e foi direto na segunda página, onde se lia outra frase curta: "Isso também vai passar".

Moral da história: não devemos nos embriagar pelas grandes alegrias, nem nos deixar abater pelas grandes frustrações.

Reflexões (9)

"Lembre-se de que não conseguir o que se quer é, às vezes, um grande golpe de sorte".

Provérbio Indiano

Sunday, July 22, 2007

Mentes para o futuro

Nesta semana a Revista Veja traz uma entrevista com o psicólogo americano Howard Gardner, que desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas, que não são detectadas pelos antigos Testes de QI, que só mediam a inteligência linguistica e lógica.

Segundo ele, existem oito tipos de inteligência e uma pessoa, na maioria das vezes, pode não ter desenvolvidas as duas inteligências acima mas ter altamente desenvolvida, por exemplo, a inteligência espacial, e tornar-se um Picasso, genial pintor que era considerado um péssimo aluno.

Diz Howard Gardner que a maioria das pessoas é ao mesmo tempo inteligente para algumas coisas e limitada para outras. Temos que conhecer nossas potencialidades e procurar desenvolver essas áreas, que seriam os talentos de que somos dotados e portanto, é ali onde temos que concentrar nosso esforço.

Na sociedade moderna as empresas procuram pessoas com capacidade de observar padrões, manipular números e tirar conclusões e análises objetivas, aliada à capacidade de lidar com pessoas, característica da inteligência interpessoal.

Esse psicólogo escreveu recentemente o livro "As Cinco Mentes para o Futuro", que estou lendo e do qual ainda quero escrever um pouco mais.

Acredito que uma pessoa com Inteligência Interpessoal bem desenvolvida, é aquela que possui a capacidade de criar "networkings", presta atenção, aproveita oportunidades de se relacionar, mantém follow-up e contatos em dia, tem facilidade de criar approachs que funcionam e se divertem fazendo isso. Aliando esta capacidade com uma sólida educação formal temos dois ótimos ingredientes para uma receita de sucesso e para a formação de líderes.

Tuesday, July 17, 2007

Pensar com clareza!

Teve um autor chamado Jeremy Bentham, que escreveu um livro chamado Falácias Políticas. Sua filosofia ensinava ao povo como defender-se contra os detentores do poder. Ele resumia a sua filosofia nessas três palavras: "Pensar com clareza".

Mas acho que isso serve para tudo na vida. Gracián já dizia: "Todos os tolos do mundo se perdem por não pensar". É verdade.

Quando estiver enfrentando um problema, pare para pensar.
Quando estiver sem idéias, pare para pensar.
Quando não estiver entendendo uma coisa, pare para pensar.
Quando tiver todos os dados na mão, pare para pensar.

Senão, todos os esforços serão infrutíferos.

Acho que todas as empresas deveriam ter uma sala onde os seus executivos pudessem ficar ali de vez em quando sem fazer nada. Só pensando. Seria talvez um "pensódromo".

Pense nisso!

Friday, July 13, 2007

Tudo começa na mente

"O homem é aquilo que ele pensa" é uma velha frase que afirma que cada ato do homem brota das sementes ocultas do pensamento.

Assim, todas as nossas realizações começaram algum dia com uma idéia, um pensamento. Depois nossa mente fez o resto. Elaborou a idéia numa forma adequada para vir ao mundo, criar o seu impacto naquelas pessoas que pretendíamos influenciar, e modificar situações ou melhorar determinados resultados.

Influenciar aqueles que devem aprovar nossas idéias também é uma tarefa da mente. Ao prever todas as objeções, e nos prepararmos para respondê-las, estaremos preparando o terreno para uma resposta positiva.

Pensamentos são coisas. Transmitimos nossa confiança antes mesmo de expressá-la. E adquirimos nossa confiança com dedicação, preparação, estudo e reflexão, todos esses atributos de nossas mentes.

Uma mente determinada e preparada não se atemoriza perante os obstáculos. E com persistência alcança a vitória.

Monday, July 09, 2007

Reflexões (8)

"Dos dois poderes que governam o mundo, a força e a inteligência, é a força que sai sempre vencida".

Napoleão (1769-1821)

Saturday, July 07, 2007

A busca de "status".

É impressionante como as pessoas, levadas pela mídia, fazem peripécias para mostrarem às demais aquilo que não são, e comprar aquilo que não podem ou nem sabem usar, ou nem precisam.

Muitas pessoas compram celulares com dispositivos que nunca são utilizados apenas para mostrar que estão à frente dos outros. Para que serve conexão com a Internet num celular? Quem usa isso naquela telinha? E quem é que escreve um e-mail no celular? E as "câmeras fotográficas" dos celulares? Com aquelas imagens horríveis, para que servem?

Tem gente que esqueceu que o celular veio para que tivéssemos telefonia móvel. Só isso! Se a pessoa necessita para a sua profissão de algumas características no aparelho, tudo bem. Mas dar a um filho o mais moderno celular do momento, é criar no filho o defeito da busca de "status". E pior. Tem pessoas pobres que entram nessa onda apenas para se parecer com os outros, comprando tudo em parcelas, criando despesas desnecessárias num orçamento já apertado.

Esse mesmo tipo de pessoa, mais tarde vai continuar na vida pagando prestações de tudo quanto é bugiganga, pois essas indústrias nunca param de "inovar", isto é, fazer as mesmas coisas com umas luzinhas a mais e uns barulhinhos esquisitos novos, para chamar a atenção de quem o usuário quer impressionar.

Assim, também não se impressione quando ver seu vizinho de carro novo. Hoje existem financiamentos de até 72 meses para comprar um veículo novo. Acabei de ler isso no jornal de hoje. Imagine uma pessoa ficar seis anos pagando um carro que nem precisava, apenas para mostrar para os vizinhos ou parentes.

Não entre nessa. Ao ver aquele carrão no trânsito, acredite que "a maioria deles" não pertence ao camarada que dirige. Esses carros são das financeiras e Bancos, que eles engordam com os juros da sua necessidade de "status".

É bom ter receitas financeiras. Pagar juros só dá alegria aos banqueiros.

Tuesday, July 03, 2007

"Amansa burro".

Os antigos costumavam chamar dicionário de "amansa burro". Eles tinham razão. Cada vez que um "burro" usava o dicionário, tornava-se mais "manso", isto é, mais refinado, ilustrado.

Se você gosta de ler, tenha sempre um dicionário à mão. E não tenha preguiça de consultá-lo. Hoje se fala que o analfabetismo está sendo reduzido tremendamente. O problema agora, é melhorar o entendimento das pessoas. Quem lê e não entende o que lê, é um "analfabeto funcional". Eu acho isso pior do que ser analfabeto. É como ter uma ferramenta e não saber usar. Por isso, temos que usar o dicionário. Uma palavra não compreendida compromete o entendimento de um texto inteiro. Se você ler em outra lingua fica mais complicado. Tenha os dicionários correspondentes ao seu lado. Gosto de ver um dicionário bem manuseado. Quando vejo isso, sei que ali está uma pessoa culta, com uma grande capacidade de expressão e de persuasão, uma pessoa com recursos, fluência.

Se você gosta de escrever, então, não dá para exercer essa faculdade sem um dicionário do lado. É uma responsabilidade muito grande escrever, e a correção da escrita é o nosso melhor cartão de visitas. Muita gente perde uma vaga devido a erros em seu Currículo (acabei de consultar o dicionário), ou por causa de uma redação cheia de erros solicitando o emprego. Uma carta comercial, uma correspondência oferecendo um produto ou serviço, um material de propaganda, não podem ter erros. Muitos clientes perdem o interêsse num negócio ao verem um erro grosseiro num material impresso. Realmente, isso é um pecado mortal.

Use o dicionário. Depois de escrever, releia o que escreveu. Muitas vezes cometemos erros até de digitação, pela pressa. A escrita correta mostra a quem lê, seu cuidado com os detalhes. Uma escrita deve ser impecável como a sua roupa, sua apresentação pessoal. Muitas vezes, você nem tem contato com o cliente. Sua carta chega na frente. Cause uma boa primeira impressão, enviando sempre uma redação correta. Pode ser sua única chance!