Thursday, September 28, 2006

Programação Neuro-Linguística

Anthony Robbins, um dos papas da Neurolinguística, escreveu que existem 7 características fundamentais do caráter, que levam ao sucesso.

1. Paixão. - Paixão dá à vida poder, interêsse e significado. Não há superioridade sem uma grande paixão, quer seja a aspiração de um atleta, um artista, um pai, ou um executivo.

2. Crença. - Nossas crenças sobre o que somos e o que podemos ser determinam precisamente o que seremos. Se acreditamos em magia, viveremos uma vida mágica.

3. Estratégia. - Estratégia é um meio de organizar recursos. Quando Steven Spielberg decidiu tornar-se um cineasta, planejou um caminho que o levaria ao mundo que queria conquistar. Calculou o que queria aprender, quem precisava conhecer e o que precisava fazer.

4. Clareza de Valores. - Quando olhamos para os grandes sucessos, eles quase sempres são pessoas com um senso fundamental, claro, sobre o que é importante mesmo! Quanto mais acreditamos que podemos realizar alguma coisa, mais estamos querendo investir em sua realização.

5. Energia. - Energia, vitalidade, dinamismo. O grande sucesso é inseparável da energia física, intelectual e espiritual que nos permite obter quase tudo o que queremos. Conseguimos isto estabelecendo um equilíbrio entre uma boa alimentação, exercícios, e descanso.

6. Poder de união. - Quase todas as pessoas de sucesso tem em comum uma extraordinária capacidade de unir-se com outras, de ligar-se e desenvolver uma relação harmoniosa com pessoas de diferentes procedências e crenças.

7. Domínio da comunicação. - Domínio da comunicação é o que faz um grande pai, um grande artista, um grande político, um grande vendedor, um grande executivo. O fato de estar aqui relacionada na sétima posição não significa que é a menos importante. Pelo contrário!

Só pessoas que nutrem em seu espírito uma grande determinação de estudar como grandes homens venceram, e tentam modelar suas qualidades, é que estarão preparadas para realizar grandes coisas. Pois isto torna o seu espírito inabalável diante das adversidades.

Quem não se prepara para vencer, desiste ao se defrontar com pequenos revezes.

Monday, September 25, 2006

Religiões

Respeito todas as religiões. Elas tem um único fim: a evolução do ser humano.

Fomos ensinados a batizar nossos filhos para que eles tivessem uma religião. Seguimos a lição e repetimos a tradição.

Mas não concordo com essa prática. Acho que todas as pessoas devem buscar uma religião que lhes responda suas questões sobre a vida, nossa missão aqui na Terra, etc... Mas isso tem que ocorrer depois que tiverem discernimento para escolher. E assim como tudo, religião deve ser uma experiência pessoal. Você deve conhecer, informar-se, frequentar, ler e ver se suas dúvidas são respondidas. E você pode fazer algumas tentativas, até que encontrará uma que lhe responderá aquilo que você precisa.

Existem muitas escolas de misticismo como a Rosacruz, a Maçonaria, etc... E religiões como a Católica, a Espírita, o Budismo, a Seicho-No-Iê, etc... etc...

Tenho uma predileção especial por tudo o que vem do Oriente, das antigas civilizações. Da China e do Japão vieram muitos ensinamentos.

Gosto da religião hebraica (ou judaica), que se baseia no Torá (ou Torah), tambem chamado Pentateuco. São os 5 primeiros livros da Biblia. Também existem muitos escritos judaicos, como a Cabala, com seus segredos e interpretações dos rabinos.

É preciso cuidar para a nova onda de cultos sem nenhum fundamento e com a única preocupação de levantar fundos para meia dúzia de espertalhões, usando as carências e necessidades das pessoas.

Não sei quem falou, mas gostei duma frase que diz: "Não confio em nenhuma religião mais nova do que meu Whisky". É uma boa dica para começar!

Thursday, September 21, 2006

Faça um grande dia!

Nós temos o grande poder de construir nosso dia, com nossa vontade.

Se quisermos ter um dia ruim, é muito fácil!

Se quisermos ter um dia mais ou menos, também é!

Mas se quisermos ter um dia excelente, é facílimo! A mais fácil das três possibilidades!

Basta acordarmos agradecidos ao Criador, que nos deu mais esta oportunidade de servir, de ser útil, de poder ver um novo dia, o nascer do sol.

É só sairmos dispostos de nossa casa, com amor no coração, loucos para encontrar a primeira pessoa de nosso convívio, para abraçar, beijar ou dar um forte aperto de mão.

É só dizer a si mesmo: Hoje vai ser o dia mais importante de minha vida, pois sou grato a tudo.

Sou grato por estar vivo, por ter um emprego, pessoas para encontrar e que ficarão felizes com a minha presença, pois vou de boa vontade ao encontro delas.

Hoje vou fazer um grande dia! Vai ser um acontecimento!

E quando eu chegar em casa à noite para repousar, agradecerei novamente ao Criador, pois fiz a minha parte.

E dormirei o sono dos justos!

Sunday, September 17, 2006

Oráculo Manual e Arte da Prudência

Este é o título de um dos livros mais lindos que já li. E um dos meus preferidos.

Tem uma história de como foi o meu "primeiro encontro" com este livro. Parece que às vezes os livros encontram a gente, e não o contrário.

Estava no aeroporto de São Paulo, aguardando um vôo para Fortaleza. Numa livraria do aeroporto eu olhava a estantes recheada de livros. Na dúvida, pedi a Deus: me indica um livro que me seja útil para este momento de minha vida. Logo um deles me chamou a atenção. No meio da estante só vi que era de capa branca e o título me chamou a atenção. Oráculo é uma palavra que me indicou que era aquilo que eu procurava.

Naquela época esse livro era completamente desconhecido do público brasileiro, e acho que ainda é. Há uns poucos anos surgiu uma versão que acredito até deve ter vendido um pouco mais. A que eu comprei, acho que não se encontra mais.

Gracián é meio hermético. O livro tem 300 preceitos sobre a vida, o convívio social, a política, o relacionamento humano. Felizmente na versão que comprei, existe um comentário ao final de cada preceito, feito pelo tradutor. Isso ajuda a compreender o texto.

Gracián foi um jesuíta espanhol que viveu de 1601 a 1658. Foi padre, professor e pregador.

Ele dá grandes conselhos, como este por exemplo: "Evitar vitórias sobre o chefe. Toda vitória provoca ódio, mas sobrepujar o próprio chefe ou é tolo ou fatal."

Mais um: "Imperturbabilidade. Não há maior domínio do que aquele sobre si mesmo e sobre seus impulsos."

Alguns títulos de preceitos são auto-explicativos. Veja:

- Relacionar-se com pessoas de quem se possa aprender.
- Ser pessoa bem informada.
- Refletir.
- Controlar suas antipatias.
- Não se envolver em complicações.
- Nunca queixar-se.
- Falar bem dos outros.

São tantos. São 300, cada um mais importatne que o outro. Vejam como Deus foi bom de me indicar esse precioso livro que esteve ali, não sei por quanto tempo até achar o seu dono. Aí, quando ele me viu, ele me chamou. E estamos juntos até hoje. Outro dia passo mais umas doses da sabedoria de um pensador que nasceu há mais de 400 anos. O grande Gracián!

Cross Training

Nosso cérebro necessita de constantes estímulos para operar no seu melhor desempenho.

Cross Training é um conceito que diz que devemos interessar-nos por múltiplos assuntos, de formas a exercitar todas as possibilidades do cérebro.

Fazer palavras cruzadas, sudoku, que é um quebra cabeças da moda no mundo inteiro, aprender um novo idioma, ou exercitá-lo através da leitura ou conversação, tocar um instrumento musical, jogar xadrez, praticar ioga, ou qualquer outro esporte individual ou coletivo, tudo vale.

Aquela história de que só utilizamos 10 % do cérebro é uma falácia. No mundo de hoje, com os múltiplos estímulos que recebemos da mídia, em um dia, estamos expostos a informações que uma pessoa na idade média levaria uma vida inteira para experimentar.

Nosso cérebro se expande à medida que o utilizamos. Portanto, use e abuse dele. É uma máquina sofisticada preparada para lidar com muitas variáveis e dar respostas satisfatórias.

Use intensamente suas faculdades mentais, mas dê também ao cérebro uma boa noite de sono, para que ele possa atualizar seus múltiplos arquivos, fazer os backups necessários para que através do "cross training" diário ele continue a lhe fornecer um serviço de processamento de primeira qualidade.

Saturday, September 09, 2006

Como manter os peixes frescos e sua cuca ágil?

(texto de um MBA que sabe das coisas)

Os japoneses sempre adoraram peixe fresco. Porém, as águas perto do Japão não produzem muitos peixes há décadas. Assim, para alimentar a sua população, os japoneses aumentaram o tamanho dos navios pesqueiros e começaram a pescar mais longe do que nunca. Quanto mais longe os pescadores iam, mais tempo levava para o peixe chegar. Se a viagem de volta levasse mais do que alguns dias, o peixe já não era mais fresco. E os japoneses não gostaram do gosto destes peixes. Para resolver este problema, as empresas de pesca instalara congeladores,em seus barcos.Eles pescavam e congelavam os peixes em alto-mar. Os congeladores permitiram que os pesqueiros fossem mais longe e ficassem em alto mar por muito mais tempo. Os japoneses conseguiram notar a diferença entre peixe fresco e peixe congelado. E claro, eles não gostaram do peixe congelado. Entretanto, o peixe congelado tornou os preços mais baixos. Então as empresas de pesca instalaram tanques de peixe nos navios pesqueiros. Eles podiam pescar e enfiar esses peixes nos tanques, "como sardinhas". Depois de certo tempo, pela falta de espaço, eles paravam de se debater e não se moviam mais. Eles chegavam vivos, porém cansados e abatidos. Infelizmente os japoneses ainda podiam notar a diferença do gosto. Por não se mexerem por dias, os peixes perdiam o gosto de frescor. Os consumidores japoneses preferiam o gosto de peixe fresco e não, o gosto de peixe apático.

Como os japoneses resolveram este problema? Como eles, conseguiram trazer ao Japão peixes com gosto de puro frescor? Se você estivesse dando consultoria para a empresa de pesca, o que você recomendaria? Antes da resposta, leia o que vem abaixo.

Quando as pessoas atingem seus objetivos. Quando encontram uma namorada maravilhosa. Quando começam com sucesso numa empresa nova. Quando pagam todas as suas dívidas ou o que quer que seja, elas podem perder as suas paixões. Elas podem começar a pensar que não precisam mais trabalhar tanto, então relaxam.

Elas passam pelo mesmo problema que os ganhadores de loteria, que gastam todo seu dinheiro. O mesmo problema de herdeiros que nunca crescem e de donas-de-casa entediadas, que ficam dependentes de remédios de tarja preta.
Para esses problemas, inclusive no caso dos peixes dos japoneses, a solução é bem simples.

L. Ron Hubbard observou, no começo dos anos 50:
"O homem progride, estranhamente, somente perante a um ambiente desafiador"

Quanto mais inteligente, persistente e competitivo você é, mais você gosta de um bom problema. Se seus desafios estão de um tamanho correto e você consegue, passo a passo, conquistar esses desafios você fica muito feliz. Você pensa em seus desafios e se sente com mais energia. Você fica excitado e com vontade de tentar novas soluções. Você se diverte. Você fica vivo!

Para conservar o gosto de peixe fresco, as empresas de pesca japonesas ainda colocam os peixes dentro de tanques, nos seus barcos. Mas eles também adicionam um pequeno tubarão em cada tanque. O tubarão come alguns peixes, mas a maioria dos peixes chega "muito vivos", e frescos ao desembarque. Tudo porque os peixes são desafiados, lá nos tanques.

Portanto como norma de vida, ao invés de evitar desafios, pule dentro deles. Massacre-os. Curta o jogo. Se seus desafios são muito grandes e numerosos, não desista. Se reorganize! Busque mais determinação, mais conhecimento e mais ajuda.

Se você alcançou seus objetivos, coloque objetivos maiores. Uma vez que suas necessidades pessoais ou familiares forem atingidas, vá de encontro aos objetivos do seu grupo, sociedade e, até mesmo, da humanidade. Crie seu sucesso pessoal e não se acomode nele. Você tem recursos, habilidades e destrezas para fazer a diferença.

"Ponha um tubarão no seu tanque e veja quão longe você realmente pode chegar".

Friday, September 08, 2006

A maravilha da mente humana.

Aos poucos a ciência vem comprovando as possibilidades da mente humana, fatos que já eram conhecidos pelos antigos sábios. Sociedades Secretas como os Rosacruzes já conheciam as propriedades da mente.

Um dia desses li num jornal que cientistas já admitem que as pessoas podem captar pensamentos de outras.

Há muito já se sabia que os pensamentos emitem "vibrações", que podem ser captadas pelas outras pessoas. É conhecida a sensibilidade das mães em relação aos seus filhos. Quando pensam neles, chega uma carta, um telefonema, uma notícia.

Estamos chegando numa nova era e devemos nos antecipar a ela. Uma nova era onde teremos como coisa normal os contatos mentais entre as pessoas. Pois eles sempre ocorreram.

Imagine uma criança nascida hoje. Pense na quantidade de conhecimento acumulado pela raça humana. Se esta criança tivesse que aprender tudo isso, sua vida seria insuficiente para o aprendizado. Mas hoje, observamos as crianças, qualquer criança, e ficamos impressionados com a inteligência delas. Crianças de três anos nos dão respostas inteligentes, fazem afirmações que nos deixam impressionados. De onde vem esta "inteligência"?

Todo o conhecimento humano está contido no Cósmico, como dizem os Rozacruzes. Podemos imaginar o Cósmico como um repositório de tudo o que já aconteceu, um imenso conjunto de conhecimentos, à disposição de todos nós. Uma Internet mental.

Nossas mentes hoje, são bombardeadas com informações durante cada segundo do dia. Como lidarmos conscientemente com tudo isso? Não é preciso. Inconscientemente, enquanto fazemos nossas tarefas no cotidiano, nossa mente cataloga tudo no seu devido lugar, em seus "arquivos" para uso posterior. Captando de várias fontes, ela nunca pára. Durante o sono, como os grandes computadores de uma corporação, ela faz backup de tudo, atualizando os dados que uma hora poderão ser acessados.

Bem, isto é só um input para você pensar. Deixe sua mente tomar conta disso tudo. apenas saiba que estamos em uma Nova Era. A era do fantástico, das possibilidades infinitas, do homem quântico. Somos a maior maravilha da natureza! Filhos de Deus, feitos à sua imagem e semelhança.

Projeto de Vida

"Cada indivíduo vive dentro dos limites que cria para si mesmo." Lenilson N. Silva

Para fazer uma viagem temos que preparar um roteiro. Desde um roteiro de trabalho até uma viagem de férias. Planejamos o hotel onde vamos nos hospedar, os restaurantes que queremos conhecer, os pontos turísticos, as atividades para cada dia, etc...

Infelizmente, a maioria das pessoas nunca planeja sua vida, não faz planos, nada. E eu falo sobre planos por escrito. Simplesmente dizer uma coisa num dia e outra coisa noutro dia não configura plano nenhum.

Uma empresa planeja com detalhes seus projetos, seus investimentos, alocação de recursos, etapas para um crescimento consistente, etc... Temos que fazer a mesma coisa.

Temos que adquirir este hábito e, para isso, devemos ter um caderno especificamente para esse assunto. É o caderno dos projetos. Vale a pena você listar seus desejos, sonhos, projetos e até sua filosofia de vida. Porque não?

Aos poucos você vai se organizando, buscando formas melhores de redigir seu projeto de vida, vai refinando por assunto, descobrindo em livros, contatos ou palestras, como planejar melhor cada ítem:

- Aprimoramento Pessoal - O que quero melhorar em minha personalidade? Quero encontrar alguém? Formar uma familia? Ter filhos? E quanto aos amigos? E as demais pessoas? Como quero ser visto? Livros que quero ler. Filmes que quero assistir. E na área da Educação, como vou me diferenciar dos demais? Qual o próximo passo?

- Aprimoramento Profissional - Que metas quero alcançar em minha empresa, profissão, especialidade? Penso alto ou apenas cumpro o horário para receber o salário mensal? Participo de projetos? Sou um gerador de idéias? Penso no acionista da empresa?

- Aprimoramento Financeiro - Qual meu projeto em relação a investimentos? Quero me aposentar com que idade? Como me preparar para isso? O que quero aprender nessa área? Como investir? Como aplicar na Bolsa de Valores? Cursos necessários.

- Aquisições - O que penso em adquirir? Quero deixar de pagar aluguel? Quero construir? Neste ítem você pode colocar desde pequenas compras para casa ou para si, até grandes sonhos.

Essas e outras questões devem se tornar tópicos/cabeçalhos de páginas em seu caderno. Ali você poderá "viajar", de vez em quando, ajustando, melhorando. Deve planejar para 5 anos, 10 anos, 20 anos ou mais. O tempo passa depressa!

E não seja modesto ao listar seus sonhos

Considere esse caderno como a coisa mais preciosa da sua vida. Transcreva na primeira página a frase acima. Não há limites para os sonhos. Crie um padrão acima da média!

E mantenha em segrêdo seus planos. Afinal, você tem seu "motivador" pessoal. Seus sonhos mais íntimos, mais ousados, mais mirabolantes. Porque não? Se for para pensar pequeno não precisa nada disso.

Volte ao Projeto de vez em quando e verá que aos poucos ele irá se tornando realidade, pois quando você sonhou ele já se tornou uma realidade em outro plano mental.

Agora, ação! Começe hoje! Uma atitude muda uma vida!

Friday, September 01, 2006

Dicas para entrevista profissional

1. Apresentação profissional
Cabelo cortado, barba feita, traje discreto.

2. Ser pontual.
Programar-se para chegar um pouco antes da entrevista.

4. Levar uma cópia do seu Curriculum Vitae.

3. Não falar mal dos antigos empregadores.
Referir-se às experiências positivas, atividades desempenhadas, responsabilidades e resultados.

4. Mudanças de emprego
Nunca dizer que saiu porque estava descontente. Dizer que saiu para "buscar novos desafios" na sua área de interêsse ou porque "vai ser responsável por uma região" que corresponde a x % do mercado de sua nova empresa. Desafios e responsabilidades são motivos bem aceitos por quem quer alguém dinâmico e empreendedor.

5. Disponibilidade de mudança.
É uma característica muito importante. Se você gosta de mudar e já mudou bastante, tem seu próprio Curriculum para avalizar sua afirmação. É melhor do que dizer "vou para qualquer lugar." Entrevistadores experientes percebem a falta de sinceridade.

6. Atitude
Sua atitude deve ser positiva com naturalidade. Nada de posturas ensaiadas. Vale mentalizar um final bem sucedido da entrevista, deixando o local com um sorriso de satisfação com o resultado. A confiança se fortalece na certeza de que temos um bom curriculum, experiência, bagagem cultural, viagens de estudos "abroad", etc... Esta visão interior transparece em nossa personalidade durante os contatos.

7. Headhunters
Empresas terceirizadas de recrutamento só contratadas para "achar" no mercado o profissional desejado pelas empresas. Portanto, colabore com eles dando-lhes todas as informações necessárias. Depois da seleção eles precisam "vender" o "produto", e como em toda a venda, precisam mostrar as vantagens do mesmo para atender os "requirements" do contratante. Você é o produto. Tente imaginar o tipo de profissional que eles esperam encontrar. Você atende as especificações do cliente?

Boa sorte!