Sunday, July 02, 2006

Conselhos de Thomas Watson, fundador da IBM

1. Ter acesso ao alto escalão. Entrar para o circulo do poder: clubes, vida social, associações de classe.
2. Falar com quem decide (dono, diretor, presidente, etc...). Evite negociar com quem não tem poder de decisão. Negociar com quem não decide é perda de tempo e desgaste emocional.
3. Ter bons argumentos, paciência e persistência. Os melhores resultados raramente vêm nas primeiras tentativas.
4. Conhecer cada vez melhor o negócio do cliente, suas necessidades e problemas. Tratar o chefe como se fosse um cliente. O sucesso da empresa depende do cliente. A sua promoção e carreira dependem do chefe. Um bom relacionamento facilita o trabalho e a promoção.
5. Mostrar como seus produtos podem reduzir custos, aumentar a produtividade, melhorar lucros e a competitividade do cliente.
6. Um vendedor deve estar tão bem vestido quanto o homem de negócios de seu cliente. Os primeiros simbolos de aceitação ou rejeição estão na roupa, postura, atitudes, comportamento, maneira de falar, respeito às pessoas e suas idéias, na habilidade de ouvir e conquistar amigos e aliados.

Do Livro "Líder Sábio" de Lenilson Naveira e Silva.

2 comments:

Anonymous said...

Opa! Demorou, mas hoje deu certo! Consegui colocar o meu primeiro comentario - de muitos!
Gostei de ver o teu blog. Ja esta na minha pagina inicial.
Continue praticando este dom da escrita que vc tem!

Bjos,
Dani

Anonymous said...

teste