Tuesday, August 09, 2011

Lupicínio Rodrigues

O grande Lupicínio Rodrigues foi talvez um dos maiores sambistas do Brasil, embora pouco reconhecido por ter vivido nesse cantinho do Brasil que se chama Rio Grande do Sul. É o autor das famosas "Ela disse-me assim", "Vingança", se não me engano gravadas pela grande Simone.
Era chamado o poeta da "dor de cotovelo", pois suas músicas falavam muitas vezes de amores fracassados. Suas letras eram espetaculares, retratando fielmente uma situação amorosa difícil. Acho que ele era um grande pintor, pois pintava seus quadros com as palavras.
Hoje lembrei dessa letra, que não faz analogia com nada que eu esteja vivendo no momento, embora alguém possa achar engraçado. Se puderem achar na Internet, escutem a canção.
Ah, em Porto Alegre havia um bar chamado Pandeiro de Prata que, se bem me lembro, era do filho do Lupi. A propósito, para quem não sabe, Lupicínio compôs o Hino do Grêmio. Lá vai a letra que falei. Ah, mais uma coisa. O grande cantor Jamelão gravou várias músicas do Lupi, com aquele seu vozeirão característico.


Exemplo
Lupicinio Rodrigues


Deixa o sereno da noite
Molhar teus cabelos que
eu quero enxugar amor
Vou buscar agua da fonte,
lavar os teus pés
Perfumar e beijar, amor
É assim que começam os romances
E assim começamos nós dois
Pouca gente repete essas frases
um ano depois
Dez anos estas ao meu lado
dez anos vivemos brigando
Mas quando eu chego cansado,teus
braços estão me esperando
Esse é o e exemplo que damos
aos jovens recém-namorados
Que é melhor brigar juntos
do que chorar separados


É ou não é uma verdade? O homem nasceu para a mulher, e vice-versa.

2 comments:

Maria da Graça Silva said...

Cláudio, no início da década de 70 eu frequentava o Batelão, um bar que ficava na Cristóvão, se não me falha a memória.Era do velho Lupi e eu tive a felicidade de ouvi-lo cantando essa música na mesa ao lado.São coisas que só a gente que viveu situações assim tem como avaliar.Hoje o filho dele tem um bar na Venâncio que se chama "Se a caso você chegasse" mas não é a mesma coisa.Os tempos são outros.

Prof. Ruy Costa said...

Meu caro Amigo e Ir.'. Cláudio.

Como sempre se destacando com suas sábias palavras e colocações sobre a vida e o nosso contexto.
Parabéns pelo Blog. Muito bem elaborado.

Saudações!

Ruy