Por extensão ou analogia, esta palavra vem sendo usada como uma qualidade daquelas pessoas que após um revés voltam a superar-se e vencer. Igual aos materiais, se deformam durante a dificuldade, perdendo seu equilíbrio, e depois do sofrimento, da derrota, voltaram ao estado inicial.
É uma grande qualidade do ser humano. Saber aprender com as derrotas, contrariedade e dissabores.
Normalmente nossas dificuldades estão relacionadas com pessoas. Mas consideremos que as pessoas são falhas, tem seus problemas, suas histórias, e que reagem de acordo com essa programação. E erram. Erram muito.
Temos que desenvolver a resiliência, e não nos deixarmos afetar tanto pelos outros, conhecendo o nosso valor. Sim, é importante termos a "consciência do próprio valor". Se não tivermos isso, vamos ficar sempre dependentes da opinião dos outros a nosso respeito. É uma dependência tão perniciosa como a das drogas.
Sejamos mais independentes nesse sentido. Uma dependência assim nos faz escravos, e vítimas de manipulações. Ao contrário, se tivermos consciência de nosso valor, seremos senhores da situação, em qualquer circunstância.
Faça o melhor que puder, sempre. Se você estiver satisfeito com sua consciência, tudo bem! Persista no caminho correto. Um dia até seus críticos mudarão de opinião, tendo em vista que você não se mostrou dependente deles.
A vida sempre nos traz revezes para aprendermos com eles e desenvolvermos a resiliência, essa grande característica dos vencedores.
No comments:
Post a Comment