Wednesday, April 23, 2008

Princípios de um guerreiro samurai.

Estou lendo um livro de Richard Templar, intitulado As Regras da Vida, o mesmo autor que escreveu As Regras do Trabalho,  um excelente livro, de leitura gostosa e inspiradora.

Achei muito interessante as regras que um samurai adotou em sua vida, e que lhe determinaram o sucesso. Elas podem ser adotadas ainda hoje, pois são motivadoras e funcionam. São elas:

  1. Não tenha medo
  2. Não se deixe surpreender
  3. Não hesite
  4. Não duvide

Não tenha medo - Ele diz: "Você não deve ter medo de nada. Se tiver, precisa superar isso de alguma forma". Não importa qual seja o seu medo, enfrente-o de cabeça erguida e o supere. Faça aquilo que teme, aprimore-se através de cursos, leituras e prática. Expor-se aos medos faz reduzir o temor e ajuda a superá-lo!

Não se deixe surpreender - As coisas não acontecem de repente. Tudo que acontece apresentou alguns indícios anteriores que mostravam que isso ia acontecer. Então não há surpresa nenhuma! Aconselha o autor a ficarmos sempre de olhos bem abertos para não sermos pegos de surpresa. 

Não hesite - Oportunidades se perdem porque depois de considerar as possibilidades as pessoas hesitam. Os grandes líderes ou empreendedores são aqueles que tomam decisões depois de pesar os prós e os contras, sem esperar pelos outros nem deixando que decidam por elas.

Não duvide - Tomada a decisão, não devemos ficar repensando. Devemos relaxar e deixar as coisas acontecerem, parando de se preocupar. Ao invés disso, devemos ser confiantes, e seguir nosso plano de ação até o fim. Acredite no sucesso! Não dê margem a outro pensamento.

Essas quatro chaves do sucesso que o samurai adotou podem muito bem se transformar em nosso guia. Anote os 4 pontos em sua agenda, no desktop de seu computador, ou num lugar que você veja todo o dia, e repita até memorizar esses princípios. Lembre-se deles no seu dia a dia, ou quando enfrentar algum dilema em sua vida. Eles o ajudarão!



Thursday, April 10, 2008

Adaptação a um novo cargo

Já que as mudanças são inevitáveis em nossas vidas, temos que estar preparados para elas. Vamos descobrir, com a experiência dos anos, como diminuir o tempo de adaptação e reduzir o stress dos primeiros tempos em uma nova atividade, cargo ou função.

Procurar saber quais são as atividades e responsabilidades da função é a primeira medida. Procure saber os detalhes, o que é esperado do ocupante da função, o que é importante para que você corresponda a isso, qual a burocracia envolvida, qual a "ritualística" do cargo, isto é, como você deve se conduzir para atingir o que o cargo requer.

Temos que fazer o dever de casa, e faz parte da dedicação inicial conhecer o máximo sobre a atividade e isso inclui até chegar mais cedo ao local de trabalho, e ficar até mais tarde também. Isso rende dividendos imediatamente sentidos. Familiarizar-se com o local de trabalho é muito importante. Chegando cedo você pode adiantar tarefas que um veterano na função levaria menos tempo para fazer. Compense isso chegando mais cedo. Observe os detalhes, prepare o seu dia e, não perca tempo. Ponha mãos à obra!

Aos poucos você vai sentindo que está dominando a função, e cada pequeno progresso lhe motiva e dá satisfação, servindo de estímulo para novos progressos. Você verá que aos poucos passa a agir com mais segurança. E não precisa ninguém vir lhe dizer isso pois você mesmo irá sentir seus progressos.

Prepare-se! São grandes as possibilidades de mudança par quem quer crescer. Adaptar-se a elas, descobrir técnicas que abreviam a adaptação é um dos maiores trunfos dos vencedores. A realização de um trabalho bem feito é uma das maiores satisfações para o ser humano e novos e fascinantes desafios irão aparecer para quem se mostra preparado para assumi-los. 

Sunday, April 06, 2008

Vencedores olham para a frente!

Muitas pessoas fracassam porque ficam olhando para trás e, principalmente, para seus insucessos. Isso é paralisante, pois perdem a capacidade de superar as adversidades e reforçam o que não deu certo, criando um monstro que lhes assombra o espirito.

Nesta semana tivemos um belo exemplo para refletir e nos servir de estímulo. Eu já tinha uma excelente impressão sobre essa figura que hoje é o motivo dessa minha observação. Trata-se de nosso piloto de Fórmula 1, Felipe Massa, que nas duas primeiras corridas deste ano não completou as provas, o que deu margem a críticas fortíssimas de seus adversários, de parte da imprensa e de pilotos que invejam sua posição dentro da equipe mais forte neste início de temporada, que é a Ferrari. 

Diante disso, o que falou Felipe Massa? Depois de duas provas sem pontuar, ele afirmou que "não é uma pessoa que fica se lamentando pelo que passou, e que a atitude dele é de olhar para a frente", mostrando com isso que não ia se deixar abater pela adversidade e que já estava focado na próxima prova, certamente corrigindo o que deu errado.

Mas, sua atitude positiva, ignorando as críticas e mesmo as autocríticas paralisantes, foi determinante na sua vitória de hoje, quando liderou uma prova difícil de ponta a ponta.
Nessas horas é que se vê a diferença entre os vencedores e os derrotados. 

Mesmo na Fórmula 1 temos o exemplo de um piloto brasileiro que se conforma em somente participar, sem ousar, sem arriscar, e que não empolga o público. Todo mundo sabe de quem estou falando.

Mas vamos ficar com o exemplo edificante de Felipe Massa, um campeão! E olha que ele está numa temporada onde correm ao seu lado ex-campeões mundiais, como Raikkonen, Alonso, e o grande piloto revelação do ano passado Lewis Hamilton.

Portanto, confie em você, olhe para a frente, faça seus planos e visualize seu objetivo final se realizando com muito sucesso!