Thursday, August 23, 2007

Avalie-se bem.

Muitas vezes tendemos para a autodepreciação, ou baixa auto estima. Isso acontece quando nossos esforços deixam de ser reconhecidos como desejamos, e devido à nossa alta expectativa por feedbacks positivos.

Precisamos desenvolver uma forte convicção de nossas qualidades, sem nenhuma presunção. Se estamos fazendo o dever de casa, estudando, nos atualizando constantemente, lendo e nos aplicando no dia a dia, ficaremos menos vulneráveis à baixa auto-estima.

Devemos também ocupar os espaços até descobrirmos até onde existe um limite para isso. Uma vez li uma frase do cantor Nelson Ned, que dizia: "A auto-exclusão é a pior das exclusões". Pessoas deficientes costumam recolher-se numa atitude de auto-exclusão.


Mas também temos belos exemplos de pessoas com deficiência que se tornam exemplos de superação e de auto-afirmação.


Se temos atributos como saúde, corpo perfeito, energia e além disso temos acumulado experiência e currículo acadêmico acima da média, temos todos os elementos para desenvolver uma forte convicção de nossas qualidades.

Há um velho ditado popular que diz que "a galinha doente é vitimada pelas bicadas das outras galinhas", da mesma forma que o menino que se sente fraco, abatido, rejeitado e inferiorizado é hostilizados pelos demais. Mas quando se dispõe a enfrentar, de cabeça erguida e corajosamente o fanfarrão da turma, este em geral bate em retirada.

Avalie suas potencialidades, seja ousado, enfrente os fanfarrões com sua grandeza de filho de Deus e eles serão compelidos a lhe tratar de forma melhor.

Wednesday, August 22, 2007

Salmo 91 - Comentários

Segundo Catherine Ponder em seu livro "As leis dinâmicas da oração", o Salmo 91 é uma das mais poderosas orações de proteção da Biblia.

Em seu livro ela conta a história de um regimento britânico sob o comando do Coronel Whittlesey, que serviu na I Guerra Mundial por mais de quatro anos sem perder um homem. Quando perguntado como isso aconteceu ele disse que seus oficiais e demais comandados memorizaram e repetiram regularmente o Salmo 91, que os protegeu das agruras da guerra.

Quando o Salmo diz: "Porque aos seus anjos ele mandou que te protejam em todos os teus caminhos", temos aí uma afirmação que nos dá a sensação da preocupação de Deus conosco, seus filhos.

O teólogo Anselm Grun diz que em nossos caminhos tropeçamos em muitas pedras que nos ferem. Encontramos leões, víboras e dragões, deparamo-nos com atos de agressão, com mentes venenosas e hostís, com atmosferas de veneno e pessoas que nos sugam e nos devoram. As situações descritas pelo salmo são situações arquetípicas. Muitas vezes sentimo-nos desamparados em face do veneno e da inveja das pessoas. Não conseguimos defender-nos dos que nos impõe expectativas grandes demais, que nos tiram a lberdade. Mas o Salmo nos promete que o Anjo nos tornará capazes de andar sobre leões, víboras e dragões.

O Salmo 91, nos coloca em contato com Deus e com nosso Anjo da Guarda, aumenta a nossa fé, aumenta a nossa confiança. Nos sentindo protegidos estamos aptos a enfrentar com segurança as dificuldades do dia a dia. Como os soldados do Coronel Whittlesey.

E como diz o Salmo, "caiam mil homens à tua esquerda e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido", e a fidelidade de Deus a quem confia nele "será um escudo de proteção".

Precisamos ter fé.

Salmo 91

"Tu que habitas sob a proteção do Altíssimo, que moras à sombra do Onipotente,Dize ao SENHOR: Sois meu refúgio e minha cidadela, meu Deus em quem confio.
É ele que te livrará do laço do caçador e da peste mortífera.Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas encontrarás refúgio; Sua fidelidade te será um escudo de proteção.Tu não temerás os terrores da noite nem a flecha que voa à luz do dia. Nem a peste que se propaga nas trevas, nem o mal que grassa ao meio-dia.Caiam mil homens à tua esquerda e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido.
Porém verás com teus próprios olhos e contemplarás o castigo dos pecadores,.Porque o SENHOR é teu refúgio. Escolheste, por asilo o Altíssimo.
Nenhum mal te atingirá, nenhum flagelo chegará à tua morada. Porque aos seus anjos ele mandou que te protejam em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra. Tu caminharás sobre leões e serpentes; calcarás aos pés o leão e o dragão. Pois quem se uniu a mim, eu o livrarei; e o protegerei, pois conhece o meu nome.
Quando me invocar, eu o atenderei; na atribulação estarei com ele.
Hei de livrá-lo e o cobrirei de glória. Será favorecido por longos dias, e lhe mostrarei a minha salvação."

Thursday, August 16, 2007

Seja exigente!

Muitas vezes não fazemos o que devemos fazer com a máxima perfeição possível. Somos pouco exigentes, tolerantes, self-indulgents como dizem os americanos.

Ontem estava no Cartório da cidade conversando com o interventor que está encarregado de organizar e atender o público, enquanto se resolve quem assumirá a titularidade do Cartório. Haviam muitos problemas, sonegação, atos ilegais, etc... que motivaram a intervenção. Muita coisa era feita sem cuidado, com erros que poderiam tornar nulos os atos efetuados.

O Interventor, advogado, jovem, interrompeu nossa conversa para atender um funcionário. Vi quando ele solicitou algumas correções. O funcionário voltou. Novas correções, que culminou com um ponto ao final de uma frase. Ele agia calmamente enquanto fazia as correções, sem pressionar-se pela pressa do funcionário.

Brinquei com ele, dizendo: Você é muito exigente, nem o ponto deixou escapar. Ele me respondeu que o ponto em documentos é muito importante, pois algo pode ser acrescentado mudando o teor completamente. Tive que concordar.

Às vezes somos tolerantes, ficamos encabulados de refazer, ou pedir para alguem refazer algo, mas um trabalho perfeito exige isso.

Aprendi uma lição.

Não fales mal de ninguém.

“Toda pessoa não suficientemente realizada em si mesmo tem a instintiva tendência de falar mal dos outros”.

“Diminuir o valor dos outros nos dá a grata "ilusão" de aumentarmos o nosso valor próprio”.

“Quem tem bastante luz própria não necessita apagar ou diminuir as luzes dos outros para poder brilhar”

As palavras acima são do escritor Huberto Rohden, em sua obra “O Caminho da Felicidade”.

Palavras sábias!

Tuesday, August 07, 2007

Reflexões (10)

"A empresa que sobrevive é aquela em que a mudança permanente está programada em seu código genético".
Clemente Nóbrega, autor do livro "Em busca da empresa quântica".

Wednesday, August 01, 2007

Hábil ou incapaz?

"Não há acidente tão desgraçado que uma pessoa HÁBIL não possa converter em seu benefício, nem circunstância tão feliz que uma pessoa INCAPAZ não acabe convertendo em seu prejuízo"
La Rochefoucauld

Gosto muito dessa frase. Muitas vezes a situação é boa, e uma pessoa incapaz não sabe tirar proveito dela. Mas para a pessoa hábil, mesmo a pior situação pode se converter numa coisa boa.

Isso vale para nossa vida pessoal, no trabalho, na política, etc... Estamos cheios de exemplos disso por aí, se formos observadores.

Se uma situação não está boa, temos que pensar no que podemos fazer para mudá-la para melhor, e há sempre uma boa solução para melhorar as coisas. Mas há coisas que não podemos mudar, e temos que conviver da melhor maneira com elas.

A política é uma arte e saber lidar com os outros é a habilidade mais bem paga do mundo, como já dizia John D. Rockfeller no livro de Dale Carnegie "Como fazer amigos e influenciar pessoas no mundo dos negócios", que continua tão atual hoje como o foi no início do século passado.