Sunday, June 17, 2007

Frugalidade

"Frugality - Make no expense but (except) to do good to others or yourself; That is, waste nothing". Ben Franklin

Gastar criteriosamente é ser frugal. Também, viver aquém dos nossos recursos é levar uma vida frugal. Uma virtude.

O contrário de ser frugal, é ser gastador, viver acima de suas posses, gastar mais do que se ganha, endividar-se. Um defeito de caráter.

Benjamin Franklin tinha um método para incorporar bons hábitos em sua personalidade, e entre eles a Frugalidade ocupava um lugar especial. Ele não dizia que não devemos gastar, mas apenas para fazer o bem aos outros ou a si mesmo. E era contra o desperdício.

Muitas mulheres são responsáveis pelo sucesso do homem. Quando são frugais, controlam as despesas e o orçamento do casal. O ideal porém é que os dois sejam frugais. Um membro do casal gastador, põe tudo a perder.

Infelizmente a mídia mostra que os "bem sucedidos" usam a marca tal, usam o carro tal, compram na loja tal. É a criação de necessidades. Mas, os bem sucedidos não embarcam nessa canoa furada. A busca de "status" tem feito muitas vítimas ao longo do tempo.

Poucos não se deixam influenciar e tem o controle de suas vidas. São os realmente bem sucedidos, que constroem seu futuro com paciência. Eles poupam uma parcela do que ganham, investem em planos de aposentadoria ou fundos de pensão, adiam compras e odeiam pagar juros. Vivem dentro de suas posses.

Temos exemplos bem próximo de nós. Sabemos que uma pessoa desmedida em seus gastos não enxerga o futuro, quando cessam as receitas e a velhice vem. Aí já é tarde.

Como vemos em Ben Franklin, ser frugal é uma característica bem comum nos grandes homens. E frugal não é ser pão-duro. O pão duro gasta bastante para economizar centavos. Isso é burrice. As pessoas frugais são inteligentes.

Sejam frugais!

1 comment:

Anonymous said...

I liked this concept. Hope frugality will be part of my life.