Wednesday, May 09, 2007

Comunicação positiva

Do Livro de Hal Urban intitulado "Palavras positivas, mudanças significativas" extraí o texto abaixo:

O que os colaboradores apreciam na atitude dos gerentes:
  1. Palavras de reconhecimento e recompensa por um trabalho bem feito.
  2. Solicitação de contribuições - opiniões, estimativas e sugestões.
  3. Demonstrações de interêsse - perguntar por suas familias, atividades, etc...
  4. Informações claras sobre o que esperam deles.
  5. Oferecimento de ajuda.
  6. Serem chamados pelo nome.
  7. Encorajamento e demonstração de confiança.
  8. Manifestação de criticas de forma reservada, educada e construtiva.
O que os colaboradores NÃO apreciam na atitude dos gerentes:
  1. Fofocas - não é uma atitude profissional, magoa as pessoas e destrói o moral.
  2. Serem ignorados - não serem alvo de nenhuma manifestação verbal.
  3. Criticas manifestadas de forma grosseira e na frente de colegas.
  4. Fala e tratamentos ríspidos, como se os colaboradores fossem pessoas inferiores.
  5. Reclamações e destaque permanente ao que há de negativo.
  6. Gritos e berros.
  7. Linguagem chula e imprópria.
  8. Ameaças.
Acrescento que deve se manter uma atitude firme, serena e educada com todos. E equilíbrio no meio das "tormentas". É na hora das tempestades que os comandados olham para o líder. Se ele se mantiver sereno, exercerá uma tremenda influencia nos colaboradores.

Se o seu gerente ou chefe tiver algum desses defeitos, não o julgue. Seja diferente dele, e os colaboradores o apreciarão. Seu exemplo poderá se irradiar na empresa.

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