Concordo que a remuneração por resultados não pode ser negativa ou punitiva, do tipo "se errar um formulário" não ganha.
A remuneração tem que ser em primeiro lugar baseada em algo mensurável. Pode ser estabelecido um percentual sobre o faturamento, de forma que se traduza num valor razoável para a empresa e para o funcionário.
Se a empresa quer pagar R$ 600,00 para o funcionário e o faturamento dela é de R$ 2 milhões mor mês, o percentual deve ser de 0,03 % sobre o faturamento. Se este crescer para R$ 2,2 milhões, nesse mês o funcionário irá ganhar R$ 660,00. Razoável pois a empresa aumentou o faturamento em 10 % e o funcionário que colaborou teve automáticamente 10 % de prêmio.
Para a empresa, ela só paga mais se vender mais. Se a venda cai 10 %, a remuneração variável cairá 10 %.
Assim pode-se estabelecer percentuais diferenciados para as áreas diversas, e de acordo com os níveis salariais dos funcionários. Funcionários menos graduados podem receber, por exemplo, 0,01 % do faturamento, o que não deixa de ser um incentivo.
É uma idéia difícil de vender, mas uma vez entendida por quem paga e por quem recebe, só traz benefícios a todos.
Tuesday, April 24, 2007
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