Friday, January 12, 2007

Se quiser distinguir-se, peça críticas aos outros

Agora estou com meus livros à mão, e posso recorrer às minhas anotações e grifados.

Do Hagakure, A Ética dos Samurais e o Japão Moderno, vai o preceito acima que diz o seguinte:

Se quiser excelir (no dicionário achei exceler, que quer dizer distinguir-se, ser superior ou destacar-se em qualidades positivas), a melhor maneira de fazê-lo é pedindo as opiniões dos outros.

Tive um funcionário que me abordava e numa conversa após o expediente, em particular, me pedia um feedback sobre o seu trabalho, o que eu estava achando, se e onde ele precisava melhorar. O funcionário era o Salvador Merolillo, um funcionário acima da média.

E completa o Hagakure: Quem busca a critica dos outros já é superior à maioria.

Palavras sábias. Converse com seu superior e o surpreenda com seu interêsse em melhorar.

Obs.: O Hagakure é um clássico da literatura japonesa, com ensinamentos éticos para a vida.

No comments: