Wednesday, December 27, 2006

Resoluções de Ano Novo

Estamos mais uma vez diante da oportunidade de revisar nossos objetivos. Antes disso porém, é bom darmos uma olhada no que planejamos para o ano que se encerra. Seguimos o nosso plano? Obtivemos sucesso em alguma áreas? Ficamos aquém do planejado em alguma área?

Bem, baseado naquilo que podemos fazer bem, que tal redigirmos novos objetivos? Listar os tópicos mais importantes é uma boa idéia.

Vamos fazer metas por áreas:

  • Profissionais
  • Educação
  • Financeiras
  • Pessoais

Partindo dessas áreas, podemos então subdividí-las para abranger todos os pontos que queremos melhorar. Por exemplo: As metas profissionais podemos dividir, listando um cargo almejado, ou uma mudança de área, de emprego, conseguir novos clientes, criar um site, etc... Educação pode abranger a conclusão de um curso, treinamentos, cursos complementares, etc... As financeiras podem incluir formar uma poupança, adquirir algo, até pequenos ítens pessoais ou para sua casa. As metas pessoais, podemos subdividir em hábitos que pretendemos cultivar, amizades, networking, leituras, viagens, lazer, etc...

Portanto, pegue sua agenda, reserve algum tempo sem interrupções e planeje. Esse será o tempo melhor empregado antes de iniciar essa nova jornada que teremos pela frente.

Friday, December 15, 2006

Oração

Tenho uma oração acima do teclado do meu micro. Orações funcionam. É como um mantra, que enquanto repetimos nos coloca em um estado de consciência mais elevado. Nesse estado, pensar em nossos desejos transmite ao Cósmico aquilo que queremos. Nesse momento, compartilhando nossos desejos, ficamos aliviados, pois sabemos que "altas esferas" além de nossa compreensão, estão tomando conta para torná-los realidade.

A oração que tenho é do livro Caminhos e Escolhas de Abilio Diniz, o dono do Pão de Açucar. Pensa que é só pobre que reza?

Diz o seguinte:

"Senhor, tu podes todas as coisas. Tu podes conceder-me a graça que tanto almejo. Cria Senhor as possibilidades para a realização de meu desejo. Em nome de Jesus. Amem"

Copie esta oração, coloque na carteira, decore e repita para você mesmo em todos os momentos.

Enquanto ora, lembre de seu desejo, a graça que quiser ver realizada e confie que Deus irá criar as possibilidades. Mas deixe Ele criar essas possibilidades, que nem sempre são o que nosso pequeno entendimento consegue ver.

Sunday, December 10, 2006

Leve soluções, não problemas!

Colocamos funcionários nas empresas para nos trazerem soluções, não problemas.

É claro também, que os problemas vão surgir, e vão surgir lá na linha de frente, onde estão os funcionários. E alguns desses problemas, para serem solucionados, precisam de uma autoridade maior para encaminhá-los corretamente, portanto terão que ser devidamente reportados.

Falo dos problemas que todos podem resolver, os problemas do dia a dia, e que são levados aos superiores, como para mostrar que está se fazendo alguma coisa.

Um exemplo: contratamos na semana passada um eletricista para fazer a instalação da rede elétrica na parte superior de nossa casa. Todas as vezes em que ia ver como estava indo o trabalho, ele me falava de suas dificuldades. "Não estou conseguindo passar um fio naquela tubulação". "Perdi muito tempo para descobrir como foi planejada essas ligações", etc... etc... ´Na metade da semana eu já estava evitando de encontrá-lo, pois sabia que lá vinham queixas sobre suas dificuldades, e que eu não podia resolver. Eram dificuldades inerentes ao seu trabalho.

Comparei inevitavelmente com outro eletricista que havia trabalhado conosco. Sempre sereno, mostrando segurança. Conversávamos sobre vários assuntos, e ele nunca se referia à suas dificuldades.

Podemos até reportar uma dificuldade depois de superada. Mas, antes disso, podemos contar a nossos superiores "boas notícias", perspectivas positivas de negócios com um cliente, antes de referir sobre aquela dificuldade.

Chefes não gostam de problemas. Isso eu aprendi em minha vida profissional. Chefes gostam de soluções, e fogem, como o diabo da cruz, daqueles que vem contínuamente lhes trazer más notícias.

Pessoas habilidosas, conhecem essas sutilezas da natureza humana. São agradáveis e são recebidas a qualquer hora, pois suas palavras são musicas para os ouvidos dos demais.

Estamos sempre aprendendo. Até hoje reviso minhas falhas quando dou uma "mancada" e digo coisas que não deveria dizer. Lidar com o ser humano é uma experiência de aprendizado constante e interminável. Temos que analisar e aprimorar a única pessoa que podemos modificar: nós mesmos.

Wednesday, December 06, 2006

O "Bom Olhado"

Aonde eu li não me lembro, mas que é um conceito interessante, isso é!

Existe uma coisa que o povo chama de "mau olhado", você já ouviu falar? Bem, o "mau olhado", segundo dizem, é fruto de pessoas invejosas, que gostariam de ter o que temos, ou de invejar nossa maneira de viver, etc... Normalmente, são pessoas que não fazem o esforço que você faz, não estudaram como você fez, não pagaram o preço que o sucesso exige. Falta-lhes vontade, esforço pessoal, energia para conseguirem aquilo que invejam nos outros.

Esse "mau olhado" acaba gerando uma energia, que pode nos afetar.

Para neutralizar essa energia negativa, é que existe o "bom olhado". Para que ele aconteça, é necessário investirmos também na sua geração. Como é isso?

Imagine você saindo de casa de manhã cumprimentando o porteiro de seu prédio, sorrindo para ele, perguntando por sua familia, ou se melhorou de alguma enfermidade que havia lhe contado, se resolveu um problema que você ficou sabendo? Essa pessoa, que fica ali para lhe servir, e que vê passar centenas de pessoas que "não estão nem aí" para ele, vai lembrar de você. Vai lhe desejar um bom dia de trabalho, e vai lhe dirigir um "bom olhado". Assim você pode fazer com o atendente no posto de gasolina, com o garçom que lhe serve, com a caixa do supermercado, o porteiro do hotel, a camareira, etc...

Pratique essa "arte" um dia inteiro, só para experimentar, e irá sentir nesse dia uma onda diferente a lhe acompanhar, portas se abrindo, um bem estar que vem não se sabe de onde. É o "bom olhado" agindo, podes crer.

Ilumine a vida das pessoas, principalmente dos humildes, que ninguém cumprimenta nem dá atenção, e elas lhe retribuirão com essa energia fabulosa chamada "Bom Olhado" quando pensarem em você.

Tenha um excelente dia e invista em gerar "bom olhado".

Sunday, December 03, 2006

Espírito de Natal

Estamos no mês de Dezembro, já se ouvem musicas de Natal e os Shoppings estão decorados para motivar as pessoas a entrarem no clima. No caso deles, o clima de compras de Natal.

O fato é que esta fase do ano nos transporta para um outro estado de espírito, que chamamos de Espírito de Natal.

Ficamos mais tolerantes, mais emotivos, com o coração mais mole. Como somos duros às vezes, não é mesmo? Achamos que as pessoas deveriam agir de outra forma, mas nós mesmos nos comportamos com muita intolerãncia.

Podemos adotar até um comportamento artificial nesta época do ano, diferente do que somos no resto do ano. Mas o fato é que com isto derramamos tolerância e solidariedade em volta de nós.

Na empresa que trabalhei havia uma determinação para não demitir nenhum funcionário no mês de Dezembro. Diziam que nenhuma familia merecia uma notícia dessas no mês de Natal. Este é um exemplo do efeito do Natal nas pessoas, que se torna regra de conduta numa grande corporação. Realmente, retirar de uma familia o seu sustento justamente no mês do Natal, é o oposto da esperança que o nascimento de Cristo representa.

Então, porque não empregar uma pessoa neste mês de Natal? Serve como sugestão para todos aqueles que tem o poder de fazê-lo, ou que um dia venham a ter.

Vamos então, todos nós, representar a esperança para os que nos cercam. Vamos ser tolerantes como Cristo é tolerante para nossas faltas, e até para a nossa falta de fé. Vamos espalhar boa vontade para com todos e celebrar com nossos amigos e familiares o milagre do Natal.

E vamos viver pelo menos este mês com Espírito de Natal!