Acho que já escrevi alguma coisa sobre o I-Ching, o Livro das Mutações. A minha identificação com esse livro é que considero mesmo que tudo está em permanente mutação, e para se viver feliz diante dessa realidade, devo ser favorável à mudança, e não refratário ao inevitável.
Tenho um amigo que diante de qualquer possibilidade de mudar uma coisa de lugar ele afirma: "Faz vinte e tantos anos que aprendi que é assim.......", ou então, "Querem mudar tudo!", "Estão sempre mudando tudo!" Acho graça dessa resistência, como se as coisas tivessem que permanecer de um jeito que não atrapalhe sua vida.
Penso que diante dessa realidade, o melhor que fazemos é ocasionar as mudanças, criar mudanças, ou então ficaremos à mercê dos outros e teremos que nos submeter às mudanças que acabarão vindo de qualquer jeito. E nossa resistência será atropelada pela vontade dos outros e por esta lei imutável (esta sim) da mudança. Nada irá permanecer para sempre como está. Nada! As únicas coisas que vão restar serão as lembranças, as experiências, os ensinamentos.
As imutáveis leis do Universo são as leis cíclicas da mutação. Quer dizer, a única lei imutável é: Tudo muda!
A mudança deve começar em nós. O Criador nos deu esta possibilidade de revisarmos nossas vidas, nossos objetivos, nossa forma de agir, nosso comportamento. Só não devemos mudar nossos valores positivos. Claro! Eles são a nossa ferramenta para agir. Só devemos mudar hábitos negativos e cultivar nossos valores e princípios.
Também não quer dizer que temos que mudar tudo a toda hora. Podemos derrubar o avião se fizermos mudanças bruscas. Não podemos ser uma "mosca tonta". Somos um Boeing sofisticado!
Há algo em nós que precisa ser melhorado? Estamos insatisfeitos com o modo de abordar um problema, um relacionamento? Quem sabe tentamos um "aproach" mais positivo? Menos exigente? Mais tolerante? Pensar em alternativas e na hora certa de mudar é estimulante.
Assim, passaremos a um nível acima do que estamos hoje. Uma autora chamada Chérie Carter-Scott escreveu: "Uma lição é repetida até que seja aprendida. Será apresentada a você em várias formas, até que você enfim entenda. Poderá então, passar para a próxima lição."
Estamos próximos de mais uma virada de ano. Está na hora de abrirmos uma nova agenda e planejarmos o próximo ano. Que rumo vamos dar à nossa vida? Que objetivos atingidos nos permitirão novos passos? Que passos serão esses?
Como num vôo temos que mudar de nível e voar mais alto para ver mais longe!
Thursday, November 16, 2006
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
Aprendi com o meu pai essa vida de cigano e vou seguindo....
O bom é ver que tem pessoas que acabam sendo influenciadas por ti. Falei com a Mari agora a pouco e ela conversou com o Roberto no msn. Ele está querendo falar comigo para contar a novidade. Está saindo da Ambev e indo pro Unibanco! Tenho certeza que muito foi de mim enchendo o saco dele... hehehe
Bjo
Post a Comment