Thursday, June 26, 2008

Frases (2)

Reflita sobre as frases, e saiba abaixo a fonte de onde as coletei.

"Não foi de um salto que os grandes homens chegaram às culminâncias do êxito, mas sim, trabalhando e velando enquanto os outros dormiam."
James Allen

"Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha."
Confúcio (Gosto muito dessa frase - até já posso tê-la citado anteriormente)

"Quando aparece um homem de ânimo resoluto, determinado, é curioso como toda a gente se afasta para lhe dar passagem."
Fustel de Coulanges - Historiador Francês

Do livro Sabedoria e Felicidade, de José da Silva Martins.
Esse escritor é pai do pianista João Carlos Martins e do tributarista Yves Gandra da Silva Martins, seus filhos mais famosos. Ele escreveu esse livro quando se aproximava de completar os 84 anos de idade. Faleceu com 101 anos em 18/05/2000. Seu livro é um dos meus prediletos. Eventualmente farei referência aos seus pensamentos, que são uma lição de vida. 


Thursday, June 19, 2008

Reflexões (14)

O Imperador Marco Aurélio viveu no mundo sem permitir que o mundo o atingisse. Em suas Meditações, declara: 
"Lembra-te toda manhã: Hoje hei de encontrar alguma pessoa insensata, ingrata, impertinente, ardilosa, invejosa, intratável. Todos esses defeitos são consequências de sua ignorância no que toca ao bem e ao mal. Eu, porém, percebi... que o ser humano que pecar contra mim, é na realidade meu parente, não por sangue ou descendência, mas porque compartilhamos da razão, do mesmo destino divino. Não posso zangar-me ou sentir ódio do meu semelhante."
Marco Aurélio não aceitava o "retraimento em si mesmo". Ele defendia, incondicionalmente, a sociabilidade.

Comentário do tradutor da Arte da Prudência de Baltazar Gracián, edição da Ahimsa, São Paulo, 1984.

Friday, June 06, 2008

Ser positivo

Posso falar "de cadeira", como se diz, sobre este assunto. 

As influências negativas em nossa vida nos cercam e, às vezes, como no meu caso, elas estavam ao nosso lado, dentro de casa. Minha mãe, que Deus a tenha, era uma pessoa muito medrosa, e vivia pensando no pior. Achava que tudo ia dar errado, que tudo era perigoso. Penso que ela foi programada assim por meus avós que, naquela época, usavam esse modo de falar com os filhos, talvez por falta de argumentos melhores, cultura, algo assim.
 
Ela costumava dizer: não se toma banho após uma refeição, que isso faz mal e a pessoa pode até morrer. Penso que isso vinha de uma época em que se tomava banho de rio, e aí até poderia ser perigoso, mas não creio que um banho de chuveiro possa matar alguém. Nunca vi isso acontecer.

Portanto, quero dizer que as influências negativas, no mais das vezes, ocorrem dentro de casa. Eu tive que fazer um esforço para superar esse "clima" e me tornei por isso um "super otimista", pois desejava contrariar e confrontar aquela influência. Eu não queria viver assim, assustado com tudo, com medo de tudo. Temos a obrigação de romper com esses paradigmas, e tentar viver melhor do que viveram nossos pais, sem deixar de reverenciá-los e entender as limitações que eles tinham.

Tive que me reprogramar pensando mais ou menos assim:

"Bem, o mundo é bom. Não há razão para temer nada. Se fosse como minha mãe dizia o mundo já teria acabado, e ele está aí. Continua progredindo cada vez mais, e mais e mais pessoas estão aí vivendo bem e sendo felizes. Portanto, esse mundo não é assim tão hostil. Sou capaz, inteligente, otimista, e acreditando nisso vou viver melhor."

E assim foi. Não era fácil quando os problemas apareciam. Será que minha mãe tinha razão? Está tudo acabado! Mas logo recuperava meu foco no positivo e as coisas acabavam se resolvendo. Era mágico! Focar no positivo facilitava as coisas. Então essa atitude virou vício. Mas sempre procurava reforçar essa atitude com leituras motivadoras, espirituais e psicológicas dentro dessa linha. Faço isso até hoje. Grandes homens também o fazem. Funciona!

Como Buda falou: Somos o que pensamos!


Sunday, June 01, 2008

Frases

Gosto de frases, e existe uma do Montaigne que diz: "Cito os outros para melhor expressar meus pensamentos."

Acho que não há nada de errado nisso. Portanto seguem mais duas frases para refletir durante a semana.

Uma delas é sobre as adversidades, e diz o seguinte:

"Os Grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades." Gosto muito desta frase!

Que grande verdade! As pessoas que não encontram nenhuma dificuldade na vida não crescem. Estou lendo uma biografia do grande Giuseppe Garibaldi. Ele era um idealista, que lutava pela liberadade dos povos. Envolveu-se em várias revoluções e lutas pelo que acreditava. Tivesse ele permanecido acomodado na sua Nice, onde nasceu, provávelmente nunca teríamos ouvido falar nele. Mas diante de tudo o que passou, as lutas, as prisões, as fugas, seus romances, transformou-se num mito idolatrado na Itália e reverenciado no Brasil.

Para encerrar vai uma frase de Mencius, filósofo e sábio chinês, que diz:

"Certos homens trabalham com sua mente; outros, com seus músculos. Aqueles que trabalham com sua mente governam os que trabalham com seus músculos."

Use a sua mente! Ela é poderosa.