Thursday, November 15, 2007

Dize-me com quem andas...

Esse velho preceito diz que é fácil deduzir quem somos, se dissermos com quem andamos. Eu concordo, pois a influência das pessoas em nós é uma realidade.

Estou lendo um livro chamado O Líder Vencedor, de John Vereecken. E falando de líderes, ele diz que "os líderes tem outros líderes como companheiros."

Vou repetir algumas de suas afirmações:

"Aqueles que se unem com pessoas de má índole acabam na mesma condição."

"Nossos amigos exercem uma grande influência em nossa vida. Mais do que isso, as qualidades de uma pessoa são conhecidas pelos tipos de amizades que ela escolhe."

Conta ele que "os sociólogos dizem em relação às finanças que se anotar o nome das dez pessoas mais próximas a você e seus ganhos anuais, somá-los e dividir por dez para obter a média, o resultado será muito próximo ao seu rendimento anual." Que tal mudar de nível apenas obedecendo a essa constatação? Tem gente que procura conviver com pessoas inferiores a elas para se sentirem superiores. Essa constatação dos sociólogos mostra que deveríamos fazer exatamente o contrário.

As pessoas com as quais andamos determinam o nível que vamos alcançar. Você será como aqueles com quem andar. Se você andar com um mentiroso, será influenciado a mentir. Se você andar com pessoas maledicentes, será influenciado a falar grosserias. Se você andar com pessoas deprimidas, será influnenciado a deprimir-se. Se você andar com pessoas que sentem raiva facilmente, será influenciado a ser explosivo. Se você andar com pessoas medíocres, será influenciado pela mediocridade.

Ande com pessoas que sonham alto, com pessoas que se esforçam para viver a vida dando o melhor todos os dias.Se você andar com pessoas justas, será influenciado pela retidão. Se você andar com pessoas que gostem de fazer doações, será influenciado pela generosidade.

Esse autor diz: "Deus lhe dá o direito de escolher com quem quer andar. Mas se você quer ser um campeão, precisa andar com campeões."

Por fim ele nos incentiva a fazer algo, dizendo: "Se você perceber que está em uma relação com uma ou mais pessoas que não estão edificando-o, seja valente e deixe essas relações de uma vez por todas para que você possa ser o campeão que Deus lhe destinou para ser."

Eu estou com ele. Sempre é tempo de procurarmos elevar o nível de nossos amigos, e de descartar aquelas pessoas das quais não aprendemos nada, das que nos põe para baixo, têm conceitos éticos duvidosos, são negativas, raivosas, prepotentes, etc... Se está difícil encontrar amigos com ideais elevados, pelo menos é mais fácil descartarmos quem nos puxa para baixo.

Já que isso influirá no seu futuro, seja exigente!

No comments: