Eu insisto nessa tese. Ler é o que faz a diferença entre as pessoas. Ler nos dá condições de abordar um assunto com argumentos coerentes. Ler nos ensina a pensar, e a expressar nossos pensamentos.
Os americanos constumam carregar sempre um livro consigo. Num trem, num metrô, num avião, num restaurante e até numa praça sempre os encontramos com um pocket book na mão, ou na mochila.
Escutando um podcast ouvi a seguinte frase: "Today a reader, tomorrow a leader."
Vivemos num país com baixos níveis escolares e baixos níveis de leitura. Nos últimos comparativos mundiais o Brasil obteve resultados vergonhosos.
Vejo com pessimismo a situação do ensino em nosso país. Os professores de hoje na grande maioria das escolas públicas são os alunos mal formados de ontem. Esses formarão péssimos alunos que serão os educadores do futuro. É um circulo vicioso.
Penso que não precisamos de mais escolas. Precisamos reciclar nossos professores, pagar melhor, dar condições e acesso aos livros. Muitos não lêem porque os livros são caros para os padrões de salário dos professores.
No Japão o índice de alfabetização é maior do que 99 %. Nos Estados Unidos e na Inglaterra as crianças são incentivadas a ler, desde pequenas. Aqui no Brasil temos muitas pessoas formadas que nunca leram um livro além dos escolares obrigatórios.
Vamos ler mais. Deixe um livro perto do seu sofá na sala, na cabeceira da cama, no banheiro, na mochila, etc... Quando viajar, carregue um livro. Aproveite os tempos de espera em aeroportos, ônibus, etc... Leia em várias línguas, português, espanhol, inglês. Assim conhecemos a cultura, o modo de pensar, a mente de outros povos.
Books are best friends!
Saturday, December 08, 2007
Subscribe to:
Posts (Atom)